Teremos que esperar mais um pouco para conhecer a nova geração do Honda HR-V, por conta da pandemia. Antes prevista para fevereiro do ano que vem, a estreia do crossover teria sido adiada para maio, revela o site Creative Trends, afirmando que a marca adiou outras estreias como da van Odyssey e do esportivo Civic Type R. As informações no Japão dizem que ele ficará maior, com 4,4 metros de comprimento, para abrir espaço para um novo SUV compacto abaixo dele.

O atraso nos planos será um problema para o Honda HR-V, que está envelhecendo em comparação aos rivais, que já foram reestilizados ou ganharam novas gerações. A expectativa era que o novo HR-V, baseado no Fit, ficasse maior e apostasse em uma motorização híbrida semelhante à do hatchback, com motor 1.5 e dois propulsores elétricos.

Galeria: Honda HR-V 2020

A troca de geração do HR-V também seria o momento em que ele subiria um pouco em patamar e tamanho. Segundo a revista Best Car, ele deverá ter 4,40 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura, mas mantendo os mesmos 2,61 m de entre-eixos. Como comparação, o HR-V atual tem 4,32 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,58 m de altura. Também é dito que o novo HR-V apostará em um design mais emocional e irá investir num visual mais parecido com os cupês, em uma proposta parecida com a do Mazda CX-30.

Esta mudança no posicionamento acontecerá principalmente para que a marca ofereça mais um crossover compacto, este menor e com 3,99 m de comprimento. A mídia japonesa adianta que ele também terá a plataforma do Fit e do City, sendo um modelo global. Na Ásia, ele seguirá o City e receberá o motor 1.0 turbo de três cilindros e 122 cv, enquanto a variante japonesa usará o 1.5 híbrido.

Com o adiamento, a estreia do novo Honda HR-V no Brasil deve demorar ainda mais. Caso a marca resolva trazê-lo de forma simultânea ao Japão, sua chegada ao nosso mercado aconteceria no 2º semestre do ano que vem. No entanto, o histórico da fabricante mostra que o desenvolvimento local acontece cerca de um ano após a apresentação do carro em seu país de origem, então só devemos ver o crossover por aqui em 2022.

Antes disso, em 2021, o novo Fit na versão Crosstar aventureira deve assumir o lugar do atual WR-V.

Fotos: divulgação e Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com