• Versão híbrida plug in do SUV compacto chega na versão R-Design
  • O conjunto híbrido entrega 262 cv de potência e 43,3 kgfm de torque
  • XC40 totalmente elétrico chega ao país em 2021

Em pré-venda desde fevereiro, o Volvo XC40 T5 híbrido começa a ser vendido no Brasil. Pelos aumentos das moedas estrangeiras, o SUV é vendido por R$ 245.950 (ante os R$ 229.950 da pré-venda) em versão única, a R-Design, mais completa da linha. Dentro do catálogo de híbridos da Volvo no Brasil, é a opção mais barata diante de S60, XC60 e XC90 e completa a oferta de SUVs eletrificados da marca no Brasil.

Enquanto seus irmãos maiores usam o motor 2.0 turbo a combustão com outro elétrico e chegam a mais de 400 cv (além de uma plataforma diferente, a SPA), o XC40 é mais contido. Adota um inédito motor 1.5 turbo de três cilindros com 180 cv e 27 kgfm de torque com um elétrico de 82 cv e 16,3 kgfm - são 262 cv e 43,3 kgfm de torque em conjunto. O câmbio também é diferente, com uma caixa de dupla embreagem e 7 marchas, com tração dianteira - sistema híbrido não é o mesmo do XC60. Segundo a Volvo, ele chega aos 100 km/h em 7,3 segundos.

Com as baterias totalmente carregadas, o XC40 chega aos 47 km de autonomia no modo totalmente elétrico, com uma média de 50 km/L pelas medições europeias - teremos os números em nossos testes em breve.

Galeria: Volvo XC40 T5 Twin Engine 2020

Por ser um R-Design, é equipado com o máximo de equipamentos possíveis, como ar-condicionado digital de duas zonas, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de faixa, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, sete airbags, painel de instrumentos em tela de 12,3", sistema de som Harman Kardon com 13 alto-falantes, faróis full-LED, central multimídia com tela de 9” e espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, carregador de smartphone por indução, teto solar panorâmico, kit de para-choques exclusivos, rodas de 20", bancos esportivos e elétricos e acabamento com alumínio no console central.

A Volvo ainda lançará em 2021 o XC40 totalmente elétrico. A empresa sueca terá sua linha completa com ao menos uma versão híbrida e investe neste segmento no Brasil e no mundo - a Volvo é a líder entre os eletrificados por aqui. 

Galeria: Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid