Recém-chegado à linha 2021 com nada menos que 20 anos na mesma geração, o Fiat Doblò não tem qualquer previsão de mudança Brasil. Na Europa, porém, o lançamento de uma geração inteiramente nova já começa a ser especulado e não deve demorar para acontecer. Será a substituição do modelo de segunda linhagem, vendido por lá desde 2010, mas que nunca chegou ao mercado brasileiro.

Ao que tudo indica, a renovação do multiuso será feita a partir da aproximação da FCA com o grupo PSA - negociação paralisada por conta da pandemia, mas que já vem sendo discutida há meses. Detalhes ainda são limitados, mas fortes apontam para adoção da plataforma modular EMP2, do grupo francês, e compartilhamento de diversos componentes com os rivais Citroën Berlingo, Peugeot Rifter e Opel Combo.

Galeria: Novo Fiat Doblò 2021 - Projeção

O design poderá aproveitar partes dos outros modelos (como já acontece entre eles), mas o visual da dianteira será próprio. Nesse sentido, haverá enquadramento na mais recente identidade visual da Fiat, com faróis espichados e logotipo bem destacado no centro da grade. Um dos primeiros modelos projetados nesse padrão foi a nova geração da Strada, apresentada no Brasil no início de abril.

Não por acaso, o design frontal da picape foi usado para ilustrar a projeção que abre a matéria - dando ideia de como poderá ficar o monovolume em versão final. Entre outros atributos, o novo Doblò manterá as portas laterais corrediças, teto alto e ampla área envidraçada. Será oferecido em versões de passageiros com opção de até 7 lugares, além de variantes de trabalho (principalmente transporte de cargas) e de uso misto.

Fiat Doblò
Fiat Doblò brasileiro
Fiat Doblò - Europa
Fiat Doblò europeu atual

Sob o capô, são esperados os motores 1.3 e 1.6 turbodiesel da família MultiJet, além do 1.2 PureTech da PSA. A oferta de pelo menos uma versão híbrida também é esperada. O lançamento, embora não tenha data certa para acontecer, não deve demorar - afinal, o modelo atual já dá sinais de cansaço diante dos rivais mais modernos. No Brasil, o velho Doblò de primeira geração não tem substituto à vista.

Fotos: Divulgação e Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com