Agora sim a gama da terceira geração do Porsche Cayenne está completa. O único modelo que faltava finalmente foi apresentado, o Porsche Cayenne GTS 2021, que estreia tanto na versão convencional quanto na cupê e marca o retorno do motor V8 ao modelo - ele havia sido substituído por um V6 após a reestilização da geração anterior. Será lançado no 2º semestre e deve desembarcar no Brasil em 2021.

Como sempre, o Porsche Cayenne GTS combina o melhor dos dois mundos, trazendo o conforto do SUV com uma pegada mais esportiva. Sob o capô veremos um novo motor 4.0 V8 biturbo (o anterior era um 4.8) no lugar do 3.6 V6 biturbo. Promete desempenho ainda mais forte, entregando 460 cv e 63,2 kgfm de torque - o V6 gerava 440 cv e 61,1 kgfm. A força é distribuída para as quatro rodas pelo câmbio automático Tiptronic de 8 marchas.

Porsche Cayenne GTS
Porsche Cayenne GTS

Em termos de performance, a Porsche diz que o Cayenne GTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, ou 4,2 segundos com o pacote Sport Chrono, que é opcional apenas na versão normal do SUV, enquanto o Cayenne Coupé GTS vem com ele de série. A velocidade máxima é limitada a 270 km/h em todos os casos.

O GTS recebeu alguns elementos alinhados com a proposta esportiva, começando pelo novo escapamento com saída dupla central, similar ao do Porsche 718 Cayman GT4. Ao ser combinado com o novo difusor traseiro, ele deixa o Cayenne com uma cara mais robusta. Ambos vêm com o sistema PASM de suspensão ativa de série, permitindo reduzir a altura em relação ao solo em 30 milímetros na comparação com o Cayenne S.

Visualmente, o novo Cayenne GTS poderá ser identificado nas ruas por alguns elementos específicos, começando pelas rodas de 21" pintadas de preto. O carro vem com luzes em LED de série, tanto na frente quanto atrás, e o pacote Sport Design, pintando a grade, as bordas das janelas laterais e outras peças de preto brilhante. A cabine aposta em acabamento de couro tipo Alcantara e alumínio escovado em preto.

O lançamento do Porsche Cayenne GTS acontecerá no 2º semestre, chegando primeiro ao mercado europeu e, no começo do 4º trimestre, aos Estados Unidos. Pelo trabalho de homologação e prazos normalmente praticados pela Porsche, sua estreia no Brasil deve acontecer em 2021, pois a empresa já trabalha para iniciar as vendas do elétrico Taycan em breve.

Fotos: divulgação

Galeria: Porsche Cayenne GTS 2021

Envie seu flagra! flagra@motor1.com