Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 e confirmado para este ano no Brasil, o Caoa Chery Tiggo 8 prepara sua chegada ao mercado em breve. Tanto é que um comercial de lançamento foi parar nas redes sociais, mostrando detalhes sobre o maior SUV da empresa. O crossover de 7 lugares virá com motor 1.6 turbo de 186 cv e câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas. Será produzido em Anápolis (GO), ainda sem preço confirmado.

O comercial, ainda numa versão inacabada, adianta que o Caoa Chery Tiggo 8 terá equipamentos como painel de instrumentos digital com tela de 12,3”, carregador de smartphone por indução, sensor de ponto cego, câmera 360°, faróis full-LED e mais. A central multimídia conta com um display de 10,25”, enquanto o ar-condicionado automático digital de duas zonas usa uma tela sensível ao toque para suas funções (lembrando muito o sistema usado pela Jaguar Land Rover).

Galeria: Chery Tiggo 8 - Facelift na China

Um detalhe curioso é sua motorização. O SUV de 7 lugares virá com o novo 1.6 turbo de injeção direta, que estreou na versão reestilizada do crossover. A publicidade adianta que terá 186 cv, o que é menos do que os 197 cv do modelo vendido na China. A razão disso é desconhecida, mas acredita-se que seja para reduzir as emissões e melhorar o rendimento energético, adequando-se às normas no Brasil. Na versão chinesa, ele faz 13,5 km/litro, seguindo o ciclo de testes no país asiático.

Este motor trabalha exclusivamente ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, banhado a óleo - uma evolução sobre a caixa seca de 6 marchas dos Tiggo 5X e 7. Um dos destaques no comercial é o fato dele usar uma alavanca do tipo Joystick, já vista em outros modelos como BMW e Porsche.

Chery Tiggo 8
Chery Tiggo 8

O novo SUV será o maior modelo da marca no Brasil, medindo 4,70 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,74 m de altura e com um entre-eixos de 2,71 m. Como comparação, o Volkswagen Tiguan Allspace R-Line, também com 7 lugares, tem 4,70 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos, enquanto o Peugeot 5008 mede 4,64 m de comprimento, mas tem um entre-eixos de 2,84 m. Esses dois, por sinal, deverão ser os principais concorrentes do modelo chinês. 

O Caoa Chery Tiggo 8 será lançado nos próximos meses e rumores dizem que a produção em Anápolis (GO) já foi iniciada. Depois do SUV de 7 lugares será a vez do sedã Arrizo 6, modelo de porte médio que será produzido em Jacareí (SP) e virá para enfrentar Toyota Corolla (o líder do segmento) e Honda Civic.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com