• Ford Fiesta é atualmente o carro mais vendido na Europa
  • Sistema híbrido leve estará disponível para os modelos EcoBoost de 125 cv e 155 cv
  • Tecnologia promete acréscimo de 50% no torque em baixas rotações e maior autonomia

Descontinuado no Brasil há cerca de 1 ano, o nosso velho conhecido Ford Fiesta segue firme sua trajetória na Europa, onde é atualmente o carro mais vendido do mercado. Por lá, a Ford anunciou novidades em termos de tecnologia e até a introdução de uma inédita opção híbrida leve. 

Além do avanço no conjunto propulsor, o popular hatchback também ganhou novos recursos de segurança e conectividade, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e o modem FordPass Connect, entre outros acréscimos.

Galeria: Ford Fiesta 2020 (UK)

EcoBoost Hybrid

Disponível tanto para o Fiesta regular quanto para a variante comercial Van, o trem de força EcoBoost Hybrid pode equipar as versões de 125 cv e 155 cv. No caso do comercial Fiesta Van, está disponível apenas e versão híbrida leve de 125 cv, que substitui a antiga unidade a diesel TDCi 1,5 litro de 85 cv.

De funcionamento mais simples que um híbrido convencional, o sistema híbrido leve (MHEV) é composto por um gerador que envia a energia gerada na frenagem para uma bateria de 48 volts, que por sua vez trabalha com um superalternador que alivia o esforço do motor na partida e nas acelerações.

Este sistema fornece até 2,5 kgfm adicionais, aumentando o pico de torque em até 2 kgfm acima da configuração regular - resultando em um total de 24,4 kgfm de torque para o modelo de 155 cv e até 50% mais torque em rotações mais baixas. O objetivo é reduzir o consumo e emissões, além de ampliar a autonomia.

"A adição da tecnologia EcoBoost Hybrid a melhor dinâmica de direção do Fiesta significa que os clientes podem ter ainda mais potência e ir ainda mais longe com um tanque de combustível", disse Roelant de Waard, vice-presidente de marketing/vendas e serviços da Ford Europa. "O Fiesta EcoBoost Hybrid ajudará a Ford a trazer os benefícios da eletrificação para mais motoristas do que nunca."

Também há novidades para as versões puramente a gasolina, que foram atualizadas com o acréscimo da unidade EcoBoost 1,0 litro de última geração e um novo câmbio de dupla embreagem de 7 velocidades.

O preço desses modelos com o sistema EcoBoost Hybrid começa em £ 19.860 (R$ 121.890) no Reino Unido.

Acompanhe o InsideEVs nas redes sociais: