• Novo BMW iX3 tem previsão de chegada às lojas para o fim do ano
  • Produção será concentrada na China pela join venture BMW-Brilliance
  • SUV elétrico é o responsável por estrear a tecnologia BMW e-Drive

Anunciado pela primeira vez no Salão do Automóvel chinês em 2018, o novo BMW iX3 nunca foi um segredo bem guardado. Com vários detalhes divulgados e até mesmo um recente flagra sem disfarce algum, o SUV elétrico agora inicia a pré-produção. Ele será construído na fábrica da joint venture BMW-Brilliance Automotive na China com promessa de chegar às lojas no final de 2020.

A BMW informa que a manufatura chinesa vem produzindo unidades pré-série do iX3 para acertar os processos de fabricação e finalizar os ajustes do SUV elétrico - recentemente, a 200ª unidade de pré-série saiu da linha de produção. Segundo modelo 100% elétrico do portfólio da BMW (depois do i3), o iX3 é baseado no atual BMW X3. Ambos estão sendo montados nesta mesma fábrica.

Galeria: BMW iX3 - pré produção

"É a primeira vez que concluímos todo o processo de aprovação de um modelo totalmente elétrico na China e na Europa ao mesmo tempo", disse Arno Keller, chefe de desenvolvimento do BMW iX3. Para alcançar o feito, as equipes da BMW completaram mais de 340 horas de testes, incluindo mais de 7.700 quilômetros de testes de rodagem em apenas quatro semanas.

Outra primazia do BMW iX3 é o uso da sistema BMW eDrive, constituída por um motor elétrico completamente novo, bem como o conjunto de componentes eletrônicos, unidade de carregamento e bateria de alta densidade. Essa tecnologia será usada posteriormente em todos os futuros modelos elétricos da marca alemã, incluindo o iNext e BMW i4.

Conforme adiantado, o novo BMW iX3 será equipado com um motor elétrico de 210 kW (286 cv) e 40,6 kgfm de torque com tração somente na traseira. Ele trabalha com a bateria de íons de lítio de nova geração com capacidade de 74 kWh. Pelo ciclo WLTP a autonomia declarada é de 440 km.

Acompanhe o InsideEVs nas redes sociais:

Galeria: BMW iX3 (teasers)