O Chevrolet Tracker de nova geração estreou com bons números de venda, embora a indústria como um todo não possa dizer o mesmo. Após dois meses na liderança do segmento, a General Motors encontrou um problema devido à pandemia: o estoque do crossover acabou em maio. O início da flexibilização de toda a indústria, adotado por algumas outras fabricante, levou a empresa a rever sua decisão de manter as fábricas fechadas até junho e reiniciar a operação em São Caetano do Sul a partir de 18 de maio.

Em um comunicado sobre as vendas do novo Chevrolet Tracker, a GM comentou que a volta da produção do SUV compacto em São Caetano do Sul “coincidiu com o momento em que o estoque do Novo Tracker na fábrica havia se esgotado totalmente”. Porém, o complexo industrial retornou de forma gradual desde maio, com um único turno e seguindo protocolos de segurança.

Galeria: Chevrolet Tracker 2021

Para entregar todas as unidades do Tracker que já haviam sido produzidas, a Chevrolet adotou uma série de sistemas para vendas online, como uma parceria com o Mercado Livre e comunicação com os vendedores via WhatsApp. Estas medidas ajudaram a entregar o carro aos clientes enquanto as concessionárias estavam fechadas.

Apesar de ver o estoque esgotar durante a quarentena seja uma boa notícia, ela também significa que os futuros clientes podem ter que esperar mais pelas próximas unidades, já que a fábrica está trabalhando de forma reduzida. O Tracker emplacou 4.866 unidades desde março (algumas podem ser da geração anterior), sendo em que maio foram 1.564 veículos licenciados. Os números de emplacamentos podem não refletir totalmente a verdade, já que os Detrans ficaram fechados e voltaram a operar há pouco tempo, o que significa que existem licenciamentos represados. No momento, o crossover compacto contabiliza 706 veículos emplacados em junho.

Além deste problema de estoque, a vida do Chevrolet Tracker pode não ser mais tão fácil agora que as outras fabricantes também voltaram a produzir e as concessionárias estão reabrindo pelo país. Um exemplo é o Hyundai Creta, que está à frente do GM com 728 unidades emplacadas até o momento. Outro que está mostrando força é o novo Renault Duster, que contabiliza 609 veículos em junho. A flexibilização da quarentena será o momento para ver se o Tracker realmente irá liderar o segmento dos SUVs com a facilidade que o Onix tem entre os hatchbacks compactos.

Fotos: divulgação

Galeria: Chevrolet Tracker 2021

Envie seu flagra! flagra@motor1.com