Apresentado à imprensa no final de maio, o Volkswagen Nivus não demorou mais que duas semanas para começar a sair das linhas de montagem da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (8), a marca confirma o início da produção do crossover e divulga novos detalhes a respeito do desenvolvimento do projeto.

"Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo do projeto em 10 meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da VW para a América Latina.

Galeria: VW Nivus produção (fábrica Anchieta)

Construído sobre a plataforma modular MQB-A0 dos irmãos Polo e Virtus, o Nivus aproveita todo o aparato tecnológico da fábrica paulista - cuja estrutura foi toda modernizada através de investimentos da ordem de R$ 7 bilhões. A VW explica que foram adquiridos 419 novos equipamentos, incluindo cerca de 90 robôs (alguns já alinhados com a tecnologia VASS6, da chamada indústria 4.0).

O desenvolvimento foi inteiramente tocado no Brasil e dará ao Nivus a exclusividade de ser o primeiro carro da marca projetado aqui e produzido na Europa. Isso porque, além de Anchieta, o crossover será fabricado em Pamplona, na Espanha, de onde sairá para os principais mercados europeus partir de 2021. 

Por aqui, a estreia comercial deverá acontecer dentro de poucas semanas, quando será iniciado o período de pré-venda. Clientes interessados terão condições especiais no lançamento, incluindo pagamento da primeira parcela do financiamento só para 2021. Após a chegada no Brasil, será a vez da Argentina ainda em 2020.

Sob o capô, o conhecido motor 1.0 TSI, amplamente empregado na plataforma MQB-A0, entrega até 128 cv e 20,4 kgfm, sendo sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. Ao todo, o crossover mede 4,26 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos (mesma medida do Polo), 1,49 m de altura e tem 415 litros de espaço para bagagens no porta-malas.

Confira todos os detalhes do Nivus no vídeo abaixo:

Fotos: Divulgação 

Galeria: Volkswagen Nivus 2021 Highline - Exclusivo Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com