Junto com a nova Hilux, aconteceu a apresentação do novo Toyota SW4 2021. O SUV derivado da picape recebe sua primeira reestilização desta geração e trouxe diversas melhorias em conectividade, conforto e estilo, além do motor 2.8 turbodiesel reprogramado, agora com 204 cv e 51 kgfm de torque - ou seja, mais potente e com o mesmo torque de seu principal concorrente no Brasil, o Chevrolet Trailblazer. 

Apesar de dividir diversos componentes com a Hilux, o SW4 tem um estilo próprio e isso segue na reestilização. Os faróis ficaram mais finos, ganhando iluminação full-LED nas versões mais caras e mantendo o projetor de luz nas mais baratas, além de um para-choque com desenho mais esportivo. A peça mistura elementos e cores, como o preto brilhante, com destaque para a parte central e linhas mais anguladas. 

A lateral traz novas rodas de 20", complementando o estilo mais esportivo, e a traseira recebe novas lanternas em LEDs, bem como um leve redesenho no para-choque e uma barra cromada ligando as lanternas na tampa. O teto, por sua vez, pode receber pintura contrastante com o restante da carroceria, junto com as colunas laterais. 

No interior, o SW4 2021 recebe itens de conforto e conectividade. Começando pelo novo sistema multimídia, com tela de 9" e (finalmente) compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. O SUV recebeu nova iluminação ambiente, carregador de smartphones por indução, portas USB para a traseira, sistema de som JBL (já disponível no Brasil na versão Diamond) e o Toyota Sense, um pacote com diversos assistentes de condução, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de manutenção em faixa. 

Como a picape, a SW4 recebeu melhorias no motor 2.8 turbodiesel. Foi de 177 cv para 204 cv e chegou aos 51 kgfm de torque, números para colocá-lo como o mais potente do segmento quando chegar ao nosso mercado - hoje, concorre com Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport. A Toyota também diz ter feito uma nova calibragem da suspensão e direção, ficando mais confortável e segura. O novo Toyota SW4 2021 deve chegar ao Brasil no último trimestre deste ano, junto com a nova Hilux. 

Galeria: Toyota SW4 2021 (Fortuner)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com