Desde janeiro de 2017, quando o Motor1.com começou a apresentar a separação por modalidades, a menor participação do varejo na composição de vendas havia sido em abril (49,43%). Pois bem: em maio, ainda sob os efeitos da pandemia, dos 56.639 automóveis e comerciais leves, apenas 42,82% do total foram negociados pelas concessionárias.
A líder Chevrolet, com 23,15% de participação, assegurou quase 9 pontos percentuais a mais do que a VW (14,84%). Hyundai (10,61%), Fiat (9,64%) e Toyota (9,52%) completaram as cinco primeiras posições. Destaque negativo para a Ford (6,90%), superada pela Renault (7,29%) e sob ameaça da Honda (5,81%).
Sem alterações desde outubro, Chevrolet Onix (2.967) e Hyundai HB20 (2.153) foram novamente os automóveis preferidos. A grande novidade do mês foi a 3ª posição do Chevrolet Tracker (1.491), líder entre os SUVs e crossovers pelo 2º mês consecutivo. A marca ainda emplacou o Onix Plus (1.435), nº 1 entre os sedãs, na 4ª colocação. O VW Polo, com 1.404 unidades, completou o top 5.
Mesmo com nova geração nas lojas, o Renault Duster (540) não repetiu o desempenho de abril e desta vez ficou atrás de rivais como VW T-Cross (661), Hyundai Creta (649) e Ford Ecosport (574). Destaque também para o Chevrolet Equinox (270) vendendo mais do que o VW Tiguan (158) e para o BMW 320i (196) em 40º.
Entre os comerciais leves, a Chevrolet também se deu bem e posicionou a S10 (1.093) no topo. Preferida nos meses anteriores, a Toyota Hilux (956) foi a segunda, com boa vantagem sobre a Fiat Toro (626). Picape pequena mais vendida no geral, a Fiat Strada ficou apenas na 16ª colocação no varejo, com apenas 32 unidades.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | MAI. 20 |
1º | CHEVROLET ONIX | 2.967 | 90,02% | 3.296 |
2º | HYUNDAI HB20 | 2.153 | 97,07% | 2.218 |
3º | CHEVROLET TRACKER | 1.491 | 95,33% | 1.564 |
4º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.435 | 85,37% | 1.681 |
5º | VW POLO | 1.404 | 89,43% | 1.570 |
6º | RENAULT KWID | 1.385 | 76,18% | 1.818 |
7º | FIAT ARGO | 1.356 | 76,70% | 1.768 |
8º | TOYOTA COROLLA | 1.165 | 84,79% | 1.374 |
9º | FORD KA | 1.164 | 67,71% | 1.719 |
10º | VW GOL | 880 | 54,46% | 1.616 |
11º | HONDA HR-V | 850 | 89,29% | 952 |
12º | HYUNDAI HB20S | 809 | 98,18% | 824 |
13º | FIAT MOBI | 773 | 77,92% | 992 |
14º | VW T-CROSS | 661 | 65,64% | 1.007 |
15º | HYUNDAI CRETA | 649 | 57,79% | 1.123 |
16º | VW VIRTUS | 618 | 64,24% | 962 |
17º | HONDA CIVIC | 603 | 90,81% | 664 |
18º | FORD ECOSPORT | 574 | 67,45% | 851 |
19º | RENAULT DUSTER | 540 | 53,20% | 1.015 |
20º | VW FOX | 497 | 98,03% | 507 |
21º | TOYOTA YARIS HATCH | 473 | 89,92% | 526 |
22º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 461 | 78,00% | 591 |
23º | JEEP RENEGADE | 451 | 34,88% | 1.293 |
24º | NISSAN KICKS | 432 | 55,38% | 780 |
25º | RENAULT SANDERO | 407 | 51,65% | 788 |
26º | CHEVROLET SPIN | 372 | 72,80% | 511 |
27º | FIAT CRONOS | 326 | 54,61% | 597 |
28º | HONDA FIT | 315 | 87,02% | 362 |
29º | VW UP | 291 | 87,92% | 331 |
30º | TOYOTA YARIS SEDAN | 283 | 80,63% | 351 |
31º | VW JETTA | 276 | 57,02% | 484 |
32º | NISSAN VERSA | 272 | 75,35% | 361 |
33º | CHEVROLET EQUINOX | 270 | 97,83% | 276 |
34º | FORD KA SEDAN | 261 | 60,42% | 432 |
35º | JEEP COMPASS | 257 | 20,48% | 1.255 |
36º | TOYOTA ETIOS HATCH | 249 | 65,70% | 379 |
37º | HONDA WR-V | 238 | 89,47% | 266 |
38º | TOYOTA SW4 | 222 | 73,27% | 303 |
39º | FIAT SIENA | 210 | 76,64% | 274 |
40º | BMW 320i | 196 | 90,32% | 217 |
41º | VW TIGUAN | 158 | 79,40% | 199 |
42º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 148 | 89,16% | 166 |
43º | CITROËN C4 CACTUS | 142 | 38,90% | 365 |
44º | HONDA CITY | 114 | 72,15% | 158 |
45º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 105 | 67,31% | 156 |
46º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 95 | 54,29% | 175 |
47º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 92 | 100,00% | 92 |
48º | RENAULT CAPTUR | 91 | 28,26% | 322 |
49º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 88 | 71,54% | 123 |
50º | VOLVO XC40 | 79 | 77,45% | 102 |
51º | VW VOYAGE | 77 | 12,81% | 601 |
52º | RENAULT LOGAN | 73 | 26,16% | 279 |
53º | FIAT UNO | 54 | 8,57% | 630 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | MAI. 20 |
1º | CHEVROLET S10 | 1.093 | 86,27% | 1.267 |
2º | TOYOTA HILUX | 956 | 66,20% | 1.444 |
3º | FIAT TORO | 626 | 37,67% | 1.662 |
4º | FORD RANGER | 537 | 38,36% | 1.400 |
5º | VW AMAROK | 414 | 57,10% | 725 |
6º | CHEVROLET MONTANA | 227 | 48,92% | 464 |
7º | MITSUBISHI L200 | 227 | 37,65% | 603 |
8º | HYUNDAI HR | 191 | 88,43% | 216 |
9º | NISSAN FRONTIER | 169 | 48,42% | 349 |
10º | RENAULT MASTER | 166 | 69,17% | 240 |
11º | VW SAVEIRO | 141 | 20,86% | 676 |
12º | FIAT FIORINO | 125 | 22,52% | 555 |
13º | KIA K2500 | 65 | 100,00% | 65 |
14º | VW EXPRESS | 62 | 80,52% | 77 |
15º | FIAT STRADA | 54 | 2,72% | 1.983 |
16º | RENAULT DUSTER OROCH | 38 | 80,85% | 47 |
17º | PEUGEOT PARTNER | 28 | 75,68% | 37 |
18º | CITROËN JUMPER | 26 | 50,98% | 51 |
19º | FIAT DUCATO | 26 | 10,97% | 237 |
20º | IVECO DAILY 30S13 | 25 | 92,59% | 27 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 25 | 100,00% | 25 |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 24 | 100,00% | 24 |
23º | PEUGEOT EXPERT | 19 | 38,00% | 50 |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 15 | 100,00% | 15 |
25º | CITROËN JUMPY | 13 | 22,41% | 58 |
26º | IVECO DAILY 35-150 | 13 | 100,00% | 13 |
27º | FOTON AUMARK 1039 | 11 | 100,00% | 11 |
28º | EFFA V21 | 7 | 100,00% | 7 |
29º | IVECO DAILY 35S14 | 6 | 66,67% | 9 |
30º | EFFA V22 | 5 | 100,00% | 5 |
31º | CITROËN BERLINGO | 2 | 66,67% | 3 |
32º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 2 | 100,00% | 2 |
33º | IVECO DAILY | 2 | 100,00% | 2 |
34º | JAC V260 | 2 | 100,00% | 2 |
35º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 2 | 100,00% | 2 |
36º | PEUGEOT BOXER | 2 | 16,67% | 12 |
37º | EFFA V25 | 1 | 100,00% | 1 |
38º | IVECO DAILY 30-130 | 1 | 100,00% | 1 |
39º | LIFAN FOISON | 1 | 100,00% | 1 |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 1 | 100,00% | 1 |
41º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 100,00% | 1 |
42º | VW KOMBI | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação