Variante inédita será apresentada junto com a reestilização de meia-vida

Depois do topo de linha Q8 e do intermediário Q3, o próximo crossover da gama Audi a ganhar uma variante Sportback será o Q5. Até então tratada apenas como especulação, a inédita carroceria cupê já está sendo desenvolvida e deverá chegar ao mercado ainda neste ano junto com a reestilização do Q5 tradicional. 

Visualmente, a receita a ser seguida será a mesma já vista no Q3 Sportback. Ou seja, dianteira e laterais praticamente idênticas, mas traseira com design exclusivo e caimento de teto próprio inspirado em modelos do tipo cupê. O objetivo será rivalizar diretamente com BMW X4 e Mercedes GLC Coupé.

Galeria: Audi Q5 Sportback - Flagra

Na mecânica, a plataforma do Sportback naturalmente será a mesma do Q5, apenas co ajustes específicos na suspensão e na direção para fazer jus à proposta mais esportiva. Os motores também serão os mesmos, com destaque para o 2.0 turbo a gasolina que atualmente é principal opção de propulsão do modelo.

Dependendo do mercado, haverá também uma opção híbrida do tipo plug-in. Posteriormente, serão lançadas variantes com dinâmica preparada, como a SQ5 que atualmente tem motor 3.0 V6 turbo com mais de 350 cv. Os preços no mercado europeu ficarão cerca de 2.000 euros acima do Q5 convencional.