Após longos meses de especulação, a Nissan parece finalmente próxima de apresentar ao público norte-americano uma nova geração da picape Frontier. Em vídeo divulgado nesta semana para anunciar futuros lançamentos, a nova camionete aparece entre os destaques e já deixa à mostra traços do novo design, como formato dos faróis e vincos do capô. A estreia está prevista para o final do ano, com vendas a partir de 2021.

Como já dito, esta nova geração terá a missão de substituir o longevo modelo vendido nos Estados Unidos desde 2004 e que nunca foi substituído pela nova geração global (a mesma vendida no Brasil). Dessa forma, a América do Norte terá um modelo com design próprio e porte superior, enquanto no resto do mundo a versão já conhecida receberá novidades por meio de uma reestilização.

Galeria: Nissan divulga teaser de 12 novos modelos

No caso da variante americana, tudo indica que a plataforma atual, chamada de F-Alpha, será modernizada para entrar em sintonia com a nova realidade do segmento (leia-se redução de peso e eficiência energética). Sob o capô, o destaque ficará por conta do recém-lançado motor 3.8 V6 de 314 cv e 38,8 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 9 marchas.

A Frontier é um produto importante para a Nissan nos EUA. Mesmo sendo um projeto de 16 anos, o modelo atual ainda vende consideravelmente bem por lá. Para efeito de comparação, em 2019 foram emplacadas no país 72.369 unidades - 4ª colocação no segmento. A categoria é liderada pela Toyota Tacoma (248.801 unidades), seguida por Chevrolet Colorado (122.304), Ford Ranger (89.571), Jeep Gladiator (40.037), Honda Ridgeline (33.334) e GMC Canyon (32.825).

Nova Frontier no Brasil

Enquanto a América do Norte ganhará uma Frontier própria, o resto do mundo seguirá com a picape atual (também chamada de Navara em alguns mercados). Esta versão aparece no vídeo ao lado da irmã norte-americana (repare na diferença de porte e design) e sugere para breve a estreia de uma reestilização.

Nissan divulga teaser de 12 novos modelos
Frontier internacional reestilizada

Ao que tudo indica, haverá novidades no desenho dos faróis (com nova assinatura de iluminação em LED), para-choques remodelados, rodas inéditas e paleta de cores atualizada. As novidades devem chegar dentro de um ou dois anos ao Brasil, onde desde 2018 a Frontier vem importada da Argentina.

Imagens: reprodução

Envie seu flagra! flagra@motor1.com