Apesar de ter voltado a produzir no Brasil no dia 13 de maio, a Hyundai Motor Brasil revela que continuará trabalhando com apenas um turno na fábrica em Piracicaba (SP) até o dia 26 de junho, quando os demais funcionários deverão retornar aos seus postos de trabalho. Segundo a fabricante sul-coreana, esta decisão foi tomada para garantir a proteção dos trabalhadores durante este período e garantir que não haverá nenhum risco de contaminação.

Para manter a fábrica de Piracicaba funcionando, a Hyundai manterá parte dos funcionários em lay-off, com os contratos suspensos entre 27 de maio e 25 de junho. Os pagamentos serão feitos pelo Governo Federal, enquanto a fabricante irá complementar para que todos os funcionários recebam o mesmo salário líquido que teriam caso a empresa estivesse operando normalmente.

Galeria: Hyundai em Piracicaba (SP)

O retorno da produção em turno único aconteceu com algumas medidas de proteção à saúde, como utilização de máscaras de tecido, distanciamento entre postos de trabalho e monitoramento diário da temperatura corporal dos colaboradores. A empresa irá higienizar rigorosamente as linhas de montagem, áreas de descanso, restaurantes e até os ônibus de transporte.

Apesar da perspectiva de retorno, a Hyundai deixa claro que seguirá observando a evolução do cenário no Brasil e as orientações das autoridades. Caso haja alguma alteração, outras ações podem ser tomadas.

A Hyundai é a primeira fabricante no Brasil a falar sobre o retorno completo de sua linha de produção. Diversas marcas já voltaram a operar, mas todas com um regime de turno único e volta gradual dos demais turnos. Vale lembrar que a marca sul-coreana foi uma das primeiras a ter uma suspeita de caso de coronavírus na linha de produção, mas o exame deu negativo. Na ocasião, a fábrica fechou para higienização e desinfecção total.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com