Lançado nos EUA em 2016, o Honda Civic de 10ª geração começa a preparar sua passagem de bastão. É o que mostra o primeiro flagra da 11ª encarnação do modelo, que, pelo visto, vai seguir uma linha evolutiva, sem grandes alterações no design ou na plataforma. Curioso que a marca tenha começado a testar o carro justamente pela versão hatch, e na variante esportiva Type-R. Mas isso tem uma boa explicação. 

A Honda já disse que a produção do atual Civic hatch, hoje concentrada no Reino Unido, será encerrada em 2021. Isso talvez indique que o modelo dois volumes passe a ser produzido também nos EUA ao lado do sedã, o que explicaria esse hatch já em testes. E, apesar da camuflagem, podemos antecipar algumas coisas: a silhueta do Civic será pouco alterada, mantendo muito do formato atual, apenas um pouco mais longo e largo. Também é possível notar novos faróis, maiores e que lembram os do Accord, enquanto a traseira ostenta lanternas mais finas, e aparentemente com uma parte maior adentrando a tampa do porta-malas - hoje apenas uma pequena parte superior está na tampa. 

Honda Civic Type R Spy Fotos

O pacote visual do Type R será preservado em boa parte, incluindo os para-lamas alargados, as rodas de grandes dimensões e com desenho bem aberto para refrigeração do sistema de freios, além da inconfundível asa traseira que caracteriza o Civic mais esportivo. 

Por dentro, o novo Civic 2022 vai mudar o formato do painel e do volante, se inspirando novamente no irmão maior Accord. A principal alteração que pôde ser vista até o momento é a nova multimídia em posição "flutuante", no alto do painel, e não mais integrada à peça como atualmente.   

Honda Civic Type R Spy Fotos
Honda Civic Type R 2019

Nova geração manterá silhueta, mas ficará ligeiramente maior e mais larga que a atual (acima)

Mesmo a mídia norte-americana ainda não tem muitas informações sobre a mecânica do Civic renovado, mas, assim como no visual, não são esperadas grandes transformações. Eles consideram que o Type R deverá seguir com o 2.0 turbo, câmbio manual e somente com tração dianteira. Já o sedã tende a manter o 2.0 aspirado como opção de entrada, talvez atualizado, e o 1.5 turbo nos modelos acima, sempre ligados ao câmbio automático CVT. 

A expectativa é que o novo Civic seja lançado no segundo semestre de 2021 nos EUA, já como linha 2022. E, seguindo o cronograma normal da Honda, podemos esperar o modelo nacional para cerca de um ano depois, ou seja, em 2022 como modelo 2023. 

Fotos: Automedia

Galeria: Flagra: Novo Honda Civic 2022

Envie seu flagra! flagra@motor1.com