Depois de adiar a edição deste ano de abril para agosto, a organização do Salão de Nova York decide cancelar de vez o evento por conta da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos. O centro de convenções Jacob K. Javits, local onde a feira sempre acontece, foi transformado em um hospital de campanha em março. Com isso, dois dos principais eventos do país não acontecerão este ano, já que o Salão de Detroit também foi cancelado.

“Desde o começo desta pandemia, nós estamos trabalhando de perto com o governo [de Nova York] e com os oficiais do [centro de convenções] Javits para proteger nossos visitantes”, explica Mark Schienberg, presidente da Greater New York Automobile Dealers Association, a associação das concessionárias do estado. “Nós estamos extremamente orgulhosos do papel desempenhado pelo Javits Center nestes tempos difíceis e nós entendemos a necessidade de continuar a servir.”

Em março, apenas um mês antes do Salão de Nova York, o Javits Center recebeu quatro unidades hospitalares, cada uma com 250 leitos, feitas pela FEMA (agência do governo para emergências), além de uma quinta unidade com mais 1.000 leitos. O estado de Nova York foi um dos que mais foram atingidos pelo Covid-19 nos Estados Unidos e ainda lida com um lockdown - só começou a abrir a partir do dia 16. O hospital de campanha no Javits Center já não está mais funcionando, mas o governo ainda não desmontou a estrutura, o que só irá acontecer quando as autoridades acharem prudente um trabalho deste tipo.

“Nós entendemos o planejamento imenso necessário para as fabricantes e seus parceiros de exibição construírem um show desta magnitude. Por conta das incertezas causadas pelo vírus, nós sentimentos que não é prudente continuar com o evento de 2020 e, ao invés de nisso, estamos preparando algo ainda maior para 2021”, completa Schienberg.

O Salão de Nova York entra na crescente lista de eventos da indústria automotiva cancelados por causa da pandemia, junto com as feiras de Detroit (EUA), Paris (França), Genebra (Suíça) e outros. Deveria ter sido o palco para algumas apresentações importantes como o tão aguardado Ford Bronco e o Cadillac Lyricq, crossover totalmente elétrico que daria dicas sobre o futuro SUV EV da Chevrolet.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com