Depois de ser flagrado na China praticamente limpo, o futuro Volkswagen Tiguan X, versão cupê do conhecido SUV médio da marca, ganhou uma projeção feita pelos russos do site Kolesa.ru. O modelo será o quarto SUV-cupê da marca, mostrando que a empresa tomou gosto pelo estilo e irá aproveitar o apreço dos chineses por carros assim. Até o momento, ele será lançado somente na China, sem previsão de ser oferecido em outros mercados. Será uma espécie de primo rico do Nivus, que a VW prepara para o Brasil. 

Na projeção, os russos aplicaram o que foi visto até agora no Volkswagen Tiguan reestilizado, já que ele apareceu em diversos flagras e até ganhou um teaser oficial. A frente conta com uma grade maior e que faz uma integração com os faróis, estes mais parecidos com os do Golf 8. Os artistas argumentam que aquelas linhas brancas vistas no flagra são apenas um adesivo para esconder o formato verdadeiro do para-choque, por isso que deixaram o detalhe de fora.

Galeria: Volkswagen Tiguan X - Projeção

O teto terá uma linha mais baixa e levará a um aumento do balanço traseiro, aumentando a capacidade do porta-malas, porém perdendo um pouco de espaço para cabeça dos passageiros traseiros. É a mesma coisa que acontecerá com o Volkswagen Nivus, que é maior do que o T-Cross em comprimento e tem um porta-malas de maior capacidade, mesmo usando um entre-eixos menor – já mostramos todos os detalhes do carro. Fechando a traseira estão as lanternas mais longas e a placa de identificação posicionada mais alta.

Ele não deve fugir das opções de motorização do Tiguan convencional. Ou seja, adotará o 1.4 TSI de 150 cv na versão básica; o 1.5 TSI também de 150 cv, mas com tecnologias modernas como desativação de cilindro; e o 2.0 TSI de 220 cv na opção mais cara. Considerando que a China está investindo muito nos híbridos, não duvidamos que ele ganhe uma versão híbrida plug-in com o mesmo sistema do Tiguan L PHEV oferecido por lá, usando o 1.4 turbo combinado a um motor elétrico, entregando 211 cv e 40,8 kgfm.

Galeria: Volkswagen Tiguan Coupé - Flagra

O Volkswagen Tiguan X será só mais um dos SUV-cupês da marca na China. A marca alemã já oferece variantes assim na forma do Teramont X (baseado no Atlas Cross Sport) e o Tayron X (um modelo chinês baseado no T-Roc e com design exclusivo). Mesmo fora da Ásia já começamos a ver outras opções, como o Atlas Cross Sport, que virou a opção de cinco lugares do grandalhão Atlas. Até aqui no Brasil também teremos um desses, na forma do Nivus, que estreia em junho.

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com