A versão reestilizada do Renault Captur vendido por aqui foi revelada no começo de março e, até agora, não fez sua estreia na Rússia, onde foi desenvolvido. Isso mudará no dia 21 de maio (quinta-feira), quando ele enfim será apresentado por completo e iremos saber tudo o que mudou no carro além de seu visual - a marca francesa diz que ele adota "uma nova plataforma modular".

E por que será revelado na Rússia? Simples. Existem dois Renault Captur no mundo. Um deles é o europeu, feito sobre a plataforma do Clio, de menor porte que o nosso. O outro é a versão emergente, que estreou na Rússia com o nome de Kaptur, que usa a arquitetura B0 do Duster para que ficasse maior e mais barato de produzir. Esse é o modelo produzido em São José dos Pinhais (PR).

O Captur já tem quatro anos de vida no mercado global (chegou ao Brasil em 2017), então faz sentido que seja renovado. Já vimos algumas imagens oficiais, mostrando que terá faróis de LED com novo desenho interno, enquanto a grade adotará pequenas linhas cromadas ao invés das aletas horizontais usadas atualmente. Ainda não vimos como será sua traseira, mas é possível que as lanternas em LED sejam modificadas. A única foto do interior divulgada até o momento mostra que receberá o novo volante que já equipa o novo Duster, além de uma central multimídia atualizada.

A parte mais interessante é que a Renault diz que o Captur passará a usar "a nova geração da plataforma modular de SUV", que estreou no SUV-cupê Arkana. Trata-se de uma alteração profunda da arquitetura B0 do Duster, com 55% de peças novas. Passa a usar direção elétrica ao invés da eletro-hidráulica do modelo atual e receberá o esperado motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, entregando 150 cv e trabalhando com um câmbio CVT, tendo até uma variante de tração integral.

Galeria: Renault Captur 2021

Após a estreia na Rússia, o Renault Captur renovado chegará ao Brasil em 2021. Continuará a ser produzido em São José dos Pinhais (PR) e trará uma novidade importante ao mercado, sendo o primeiro carro da marca no país a usar o motor 1.3 turboflex. A estreia pode acontecer já no 1º semestre do ano que vem, pois o Captur acabou ficando bem defasado após a chegada do novo Duster.

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com