Quando o Ford Fusion saiu do site da marca no Brasil, a fabricante disse que era uma suspensão temporária por conta da alta do dólar e das condições do mercado. Só que essa suspensão irá tornar-se permanente, pois o site Ford Authority ouviu de diversas fontes que o sedã grande terá sua fabricação no México encerrada no dia 21 de julho, marcando o fim do único sedã que ainda é produzido na América do Norte. Antes os rumores apontavam que a montagem seria encerrada apenas no final do ano.

De acordo com o Ford Authority, a marca já encerrou os pedidos do sedã feitos pelas concessionárias, o que teria acontecido no dia 28 de fevereiro. O fim da produção começa a partir de 5 de junho, quando a última unidade do Fusion Police, versão preparada para servir de viatura para a polícia norte-americana, será montada. Já a variante comercial do carro seguirá sendo montada para abastecer os últimos pedidos, encerrando a produção no dia 21 de julho.

Galeria: Ford Fusion 2019 (BR)

Claro, este é o plano atual da Ford, mas tudo pode mudar por conta da pandemia de Covid-19. A fabricante planeja reabrir a fábrica mexicana em Hermosillo no dia 18 de maio. Caso esta data mude, o sedã pode ganhar mais um tempo de vida, sempre atrelado a quando a produção retornará e de que forma – muitas fábricas estão voltando com um ou dois turnos e com produção limitada.

O Fusion é o último sedã que a marca ainda oferece nos Estados Unidos desde que anunciou que sua nova estratégia seria oferecer apenas picapes, SUVs e crossovers. O que muitos sites norte-americanos afirmam é que o carro até pode voltar em alguns anos, mas na forma de uma perua crossover rival da Subaru Outback.

O fim da oferta do Ford Fusion no Brasil é marcante pelo momento da marca. Ela passa a oferecer apenas 6 veículos no nosso mercado, sendo que o único sedã é o Ka Sedan. A fabricante prometeu 8 lançamentos para o país ao longo de 2020, mas apenas um deles chegou às lojas: a Ranger Storm, versão da picape média com um visual mais agressivo. A próxima novidade deve ser o SUV chinês Territory, prometido para o 2º semestre.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com