Briga entre S10 e Ranger no pelotão intermediário também chamou a atenção

O segmento de picapes sofreu menos do que a média do mercado em abril, por conta da pandemia. Com quase 10,5 mil unidades emplacadas, a queda em relação ao mesmo período de 2019 foi de 63%, contra quase 77% no global. Neste cenário complexo, o grande destaque foi a Hilux.  

Com 1.762 unidades, a representante da Toyota assumiu a ponta entre os modelos maiores, além da 1ª posição no geral. De quebra, conseguiu ser o 5º veículo mais vendido no país. Menos de 50 unidades atrás, a Fiat Toro (1.713) perdeu quase 70% dos compradores em relação ao mesmo período do ano passado. Uma das disputas mais interessantes, no entanto, foi novamente travada entre Chevrolet e Ford. 

Com 1.070 unidades, a Ranger ficou apenas 30 unidades atrás da S10 (1.100) – em março a diferença entre as duas fora de 22 unidades. A nova versão Storm pode impulsionar favoravelmente a Ford nesta disputa quando o cenário começar a se normalizar. Relegada ao 2º pelotão, a VW Amarok (515) desta vez ficou sob forte ameaça da Nissan Frontier (501). 

Ford Ranger 2020

Atrás da Mitsubishi L200 (432) e até mesmo da gigante Ram 2500 (64) – única picape a crescer no período (+8,5%) - a Duster Oroch foi novamente o destaque negativo. Com apenas 55 unidades (-94,6%), o modelo da Renault teve seu pior desempenho desde setembro de 2015, quando as primeiras unidades começaram a ser registradas. 

Na categoria de baixo, a Fiat Strada (1.630) perdeu quase 8 pontos percentuais de participação em relação a março e viu cair para menos de 600 unidades a sua vantagem sobre a VW Saveiro (1.090), que teve uma retração menor (-67,4%). Terceira, a Chevrolet Montana emplacou 522 unidades. 

Picapes Pequenas 

POS. 

MODELO 

ABR/20 

MAR/20 

ABR/19 

% ABR 20 

% MAR 20 

VARIAÇÃO ABR/MAR 

VARIAÇÃO 2020/2019 

 

FIAT STRADA 

1630 

4799 

6128 

50,23% 

58,07% 

-66,03% 

-73,40% 

 

VW SAVEIRO 

1090 

2667 

3341 

33,59% 

32,27% 

-59,13% 

-67,38% 

 

CHEVROLET MONTANA 

522 

793 

1122 

16,09% 

9,60% 

-34,17% 

-53,48% 

 

EFFA K01 

2 

5 

7 

0,06% 

0,06% 

-60,00% 

-71,43% 

 

EFFA K02 

1 

0 

3 

0,03% 

0,00% 

- 

-66,67% 

 

 

3245 

8264 

10601 

100,00% 

100,00% 

-60,73% 

-69,39% 

Picapes Médias / Grandes 

POS. 

MODELO 

ABR/20 

MAR/20 

ABR/19 

% ABR 20 

% MAR 20 

VARIAÇÃO ABR/MAR 

VARIAÇÃO 2020/2019 

 

TOYOTA HILUX 

1762 

2971 

3846 

24,43% 

23,94% 

-40,69% 

-54,19% 

 

FIAT TORO 

1713 

3598 

5478 

23,75% 

29,00% 

-52,39% 

-68,73% 

 

CHEVROLET S10 

1100 

1582 

2290 

15,25% 

12,75% 

-30,47% 

-51,97% 

 

FORD RANGER 

1070 

1560 

1702 

14,84% 

12,57% 

-31,41% 

-37,13% 

 

VW AMAROK 

515 

1145 

1847 

7,14% 

9,23% 

-55,02% 

-72,12% 

 

NISSAN FRONTIER 

501 

580 

630 

6,95% 

4,67% 

-13,62% 

-20,48% 

 

MITSUBISHI L200 

432 

713 

832 

5,99% 

5,75% 

-39,41% 

-48,08% 

 

RAM 2500 

64 

15 

59 

0,89% 

0,12% 

326,67% 

8,47% 

 

RENAULT DUSTER OROCH 

55 

244 

1022 

0,76% 

1,97% 

-77,46% 

-94,62% 

 

 

7212 

12408 

17706 

100,00% 

100,00% 

-41,88% 

-59,27% 

Fonte: Fenabrave

Fotos: divulgação e Motor1.com

Ouça nosso podcast

 

Galeria: Toyota Hilux GR-Sport V6