Dirigir com um cachorro dentro do carro ajuda a diminuir o estresse atrás do volante e incentive a conduzir de modo mais seguro, de acordo com um estudo feito pela fabricante espanhola Seat. A empresa revela que mais da metade dos motoristas donos de cachorros entrevistados (54%) afirmam que dirigem com mais cuidado quando o animal de estimação está no veículo com eles – isso foi notado com mais frequência nos condutores entre 18 e 24 anos, em que 69% deles responderam que são mais cuidadosos. E o mesmo acontece com 42% dos motoristas acima de 55 anos.

Além de incentivar a dirigir com mais cuidado, os cães também ajudam os motoristas a ficarem menos estressados com o trânsito. A pesquisa mostra que 35% dos entrevistados se sentem mais calmos quando seus pets estão fazendo companhia dentro do veículo.

Apesar disso, muitos condutores ainda não seguem as regras para transporte de cães dentro dos veículos. Mais de um terço disse que não tem certeza se existe alguma regra específica, enquanto 90% ainda afirmou que não sabia que poderia levar multa por dirigir perigosamente com um cachorro dentro do automóvel. Um quinto dos condutores admitiu que deixa o cão solto no carro.

"Todo mundo sabe que os britânicos são apaixonados por seus cachorros, mas este estudo confirma que ter o seu melhor amigo no carro pode contribuir para uma condução mais segura, além de ser benéfico para a saúde mental ao reduzir o estresse”, diz Nigel Griggs, chefe de pós-vendas da Seat. “Os motoristas ainda precisam ter certeza de que estão deixando seus cães seguros enquanto viajam e saber que usar acessórios confortáveis e eficientes para prender seus pets é tão importante quanto o condutor usar cinto de segurança.”

Algumas empresas como a Nissan estudaram vender uma linha de acessórios para animais, embora não tenham sido colocados à venda. A marca japonesa até criou um protótipo chamado Kicks For Pets, mostrado no Salão do Automóvel de 2018 e que trazia diversas modificações voltadas para os bichos de estimação, como o porta-malas convertido para cama e uma rampa removível.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com