À venda no mercado internacional desde 2015, a atual geração do Suzuki Vitara não deve demorar mais do que poucos meses para se aposentar. Conforme relata a imprensa do Japão, a marca já trabalha de forma bastante adiantada no desenvolvimento de uma linhagem totalmente nova e deverá oficializá-la ainda neste ano.

Ao que tudo indica, o novo modelo estreará no exterior em outubro e trará evoluções consideráveis na comparação com o carro atual. Entre outras novidades, ficará maior, mais tecnológico e visualmente mais atraente. Além disso, será eletrificado através da adoção de um sistema híbrido-leve.

Galeria: Suzuki Vitara 2019

Visualmente, a fórmula atual será mantida (ou seja, não haverá grandes rupturas em termos estéticos), mas o design no geral será amadurecido. Tudo indica que a receita vista na nova geração do Swift será adotada com o objetivo de imprimir mais esportividade e apelo emocional nas linhas. A meta será enfrentar rivais como Hyundai Creta (que tem chamado atenção pelas linhas polêmicas da nova geração) e Honda HR-V (que ficará com pegada cupê ainda mais forte na próxima linhagem).

Em termos dimensionais, também são esperados avanços. Ao que tudo indica, o comprimento atual de 4,17 metros saltará para 4,20 metros, enquanto a largura de 1,77 m passará para 1,78 m e a altura de 1,61 m para 1,62 m. A distância entre-eixos, porém, será mantida em 2,50 metros, já que a plataforma será basicamente a mesma.

Mecanicamente, a principal novidade ficará por conta da adoção do motor 1.4 K14D Boosterjet de 129 cv equipado com um sistema híbrido-leve de 48 volts. Nesse esquema, um pequeno motor elétrico é instalado e alimentado pequena bateria. O objetivo é auxiliar nas acelerações, de modo a reduzir a força que o motor a combustão precisa fazer e economizar em consumo e emissões. Além de aproveitar as desacelerações para recarregar as baterias, o dispositivo também mantém alguns sistemas do carro em funcionamento.

Vídeo: Teste do Jimny Sierra

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