A quarentena continua a afetar a vida de todos os brasileiros e, consequentemente, do mercado automotivo. Os emplacamentos despencaram quase 77%, em um dos piores resultados da história da indústria nacional. E neste cenário, as fabricantes estão tendo que mexer em seus planos, adiando lançamentos como o novo Peugeot 208, agora previsto para agosto na Argentina. Sem falar nos aumentos de preços divulgados nesta semana, consequência da alta do dólar.

Mas não foram só más notícias. Tivemos a chance de fazer um teste exclusivo com o Chevrolet Onix LT com o motor 1.0 aspirado, que o Inmetro diz que é um dos mais econômicos do Brasil, para conferir se ele é tudo isso mesmo. E descobrimos que o Nissan Kicks renovado será revelado na semana que vem na Tailândia, com novo visual e a inédia versão híbrida e-Power.

 

Onix vai em busca dos 20 km/litro e volta campeão de consumo

O Inmetro divulgou a tabela oficial de consumo de combustível para os modelos 2020, que surpreendeu com o Chevrolet Onix 1.0 aspirado como o 3º mais econômico do país. Resolvemos conferir se o hatch é tudo isso mesmo e o levamos para nosso teste de consumo, em uma avaliação exclusiva da variante LT 1.0.

Novo Nissan Kicks será revelado no dia 15 de maio

Galeria: Nissan Kicks 2021 - Flagra sem camuflagem

Era para o novo Nissan Kicks ter sido revelado em março, durante o Salão de Bangkok, caso o evento não tivesse sido cancelado por causa da pandemia de coronavírus. Desde então, vimos um teaser do carro que vazou e até imagens dele sem camuflagem na Tailândia. Só agora a marca confirma uma nova data de estreia: 15 de maio, quando será mostrado na Ásia com a motorização híbrida e-Power. O lançamento no Brasil, antes marcado para o Salão do Automóvel (que foi cancelado), está previsto para o 1º semestre de 2021.

Preços sobem na Chevrolet, Toyota e Volkswagen 

Toyota Corolla 2020

A alta expressiva do dólar nos últimos meses, aliada ao fechamento das fábricas no Brasil, forçou as montadoras a reajustarem suas tabelas de preço. A Chevrolet elevou os valores em cerca de 4% em praticamente toda a sua a linha, fazendo com que o Onix Joy parta de R$ 52.150. No caso da Toyota, os aumentos foram revelados aos poucos, afetando tanto o sedã Corolla quanto a linha do Yaris. Já a Volkswagen mexeu na parte de cima de sua gama, com reajustes para Polo GTS e Virtus GTS, Jetta, T-Cross e Tiguan.

Novo Peugeot 208 deve chegar em agosto 

Novo Peugeot 208 no Salão de Genebra

A Peugeot tem tudo pronto para começar a produção do 208 de nova geração na planta de El Palomar, na Argentina, a partir do dia 26 de maio. Se confirmada a intenção, as vendas começariam em agosto no país vizinho - e logo em seguida no Brasil. Pelo menos é o que planeja Gabriel Cordo Miranda, CEO do Grupo PSA Argentina, que conversou com nossos colegas do Argentina Autoblog. Acontece, porém, que tudo isso dependerá dos governos federal e de Buenos Aires para poder retomar a produção após a parada por conta da pandemia.

Fiat supera VW em mês de 77% nas vendas

Fiat Strada Volcano 1.3 2021

O primeiro mês completo sob os impactos do novo coronavírus foi absolutamente desastroso para as vendas de veículos novos no Brasil. Em abril foram emplacados apenas 51.362 automóveis e comerciais leves, uma queda de quase 77% em relação ao mesmo período de 2019. Em relação a março, quando os números já começavam a indicar um cenário complexo, a retração chegou a 67%. Sem motivos para comemorações, a Chevrolet (10.008) completou 54 meses consecutivos no topo. Na disputa pela vice-liderança, a Fiat (7.517) superou a Volkswagen (7.270) – a última vez em que a italiana havia superado a alemã fora em fevereiro do ano passado.

 

Galeria: Chevrolet Onix LT 1.0 2020 (teste de consumo)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com