Quem emplacou mais em abril, Chevrolet Onix ou Hyundai HB20? Se olharmos os números oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch da General Motors está no topo, seguido pelo modelo sul-coreano. Mas, na visão da Hyundai, o seu compacto é que está mostrando a que veio, pois ao contar somente a nova geração de ambos (ou seja, excluindo o Onix Joy e as unidades remanescentes do modelo da Hyundai) o HB20 fechou abril na liderança, com 83 unidades a mais do que o Onix.

Os números totais do Chevrolet Onix mostram que ele emplacou 3.619 unidades, enquanto o Hyundai HB20 fechou abril com 2.837 veículos. Só que isso muda quando tiramos da conta a geração passada de ambos, subtraindo 3 unidades do HB20 antigo (o resto do estoque nas concessionárias) e 967 unidades do Onix Joy (este sim ainda à venda normalmente). Isso faz com que o hatch sul-coreano tenha 2.729 unidades emplacadas, contra 2.646 da GM.

Galeria: Hyundai HB20 2020

Em nota, o vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil, Angel Martinez, comemora o fato por mostrar que o novo HB20 está conquistando os clientes. “O mercado de automóveis sofreu uma queda drástica devido aos impactos da pandemia de COVID-19, mas as vendas do HB20 Nova Geração caíram menos e demonstram que o modelo está retomando seu lugar de destaque no ranking nacional”, comenta Martinez.

Claro que isso abre espaço para muita discussão, principalmente pelo lado da General Motors, que se beneficia da velha estratégia de vender duas gerações do mesmo carro para somar seu nome na Fenabrave. Não que isso seja algo novo, pois já foi feito por vários outros modelos (que inclusive lideraram por causa disso), como Volkswagen Gol e Fiat Palio.

Agora a dúvida é se o Hyundai HB20 conseguirá manter essa “liderança” nos meses seguintes, já que o mercado todo está em uma situação incomum, com queda de quase 77% em comparação a abril de 2019 e 67% menos do que março. Além disso, apesar de ser possível comprar um carro através do atendimento online das concessionárias, não é possível emplacar o veículo por conta do fechamento de grande parte dos postos do Detran - os proprietários podem rodar sem placa de identificação até a reabertura (e o ranking conta emplacamentos). Isso significa que tanto o hatch da Hyundai quanto o Chevrolet Onix podem ter vendido, na verdade, muito mais do que os números mostram. No entanto, não deixa de ser curiosa essa disputa pela liderança mesmo com o mercado desolado pela crise do coronavírus...

Veja também o vídeo de avaliação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com