A Toyota estaria trabalhando para substituir sua linha de motores V8 por um novo V6 biturbo, d  acordo com uma fonte ligada à operação das fábricas da marca nos EUA, em entrevista ao The Drive. A nova motorização estaria cotada para ser usada em modelos como Tundra, Sequoia e Land Cruiser.

A fonte anônima revelou ao The Drive que a fábrica da Toyota no estado norte-americano do Alabama está pré-produzindo cerca de 30 mil unidades do motor V8 para ter um estoque a ser usado pelos modelos atuais. Quando os componentes estiverem prontos, várias linhas da fábrica serão alteradas poder produzir o novo V6. O complexo no Japão continua a produzir o V8 para os poucos modelos do mercado asiático que ainda o utilizam, mas isso continuaria por dois ou três anos, no máximo, antes de mudar também para o V6.

Galeria: Toyota Tundra Hybrid - Flagra

As informações reveladas por essa fonte estão bem próximas de outros vazamentos e rumores sobre a Toyota. A nova geração da picape Tundra estaria marcada para dezembro de 2021, usando a plataforma modular TNGA-F, e ainda poderia receber uma versão V6 biturbo eletrificada na versão topo de linha. Já o SUV Lexus LX será renovado com design mais urbano e também com o V6. Outras notícias diziam que o novo Land Cruiser também terá uma variante híbrida com este motor.

Isso não é o fim dos V8 para a Toyota, pois a Lexus continuará a usá-lo na forma de um biturbo para o modelo de corrida LC, que compete nas 24 Horas de Nürburgring. A fabricante disse que esta motorização "será usada em carros de rua e esportivos". Um rumor recente sugere que o sucessor do LX teria uma variante com este V8, entregando cerca de 600 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com