Toyota planeja substituir motores V8 por V6 biturbo em seus utilitários
Propulsor será adotado pelas novas gerações da picape Tundra e do SUV Land Cruiser, recebendo até versão híbrida
A Toyota estaria trabalhando para substituir sua linha de motores V8 por um novo V6 biturbo, d acordo com uma fonte ligada à operação das fábricas da marca nos EUA, em entrevista ao The Drive. A nova motorização estaria cotada para ser usada em modelos como Tundra, Sequoia e Land Cruiser.
A fonte anônima revelou ao The Drive que a fábrica da Toyota no estado norte-americano do Alabama está pré-produzindo cerca de 30 mil unidades do motor V8 para ter um estoque a ser usado pelos modelos atuais. Quando os componentes estiverem prontos, várias linhas da fábrica serão alteradas poder produzir o novo V6. O complexo no Japão continua a produzir o V8 para os poucos modelos do mercado asiático que ainda o utilizam, mas isso continuaria por dois ou três anos, no máximo, antes de mudar também para o V6.
Galeria: Toyota Tundra Hybrid - Flagra
As informações reveladas por essa fonte estão bem próximas de outros vazamentos e rumores sobre a Toyota. A nova geração da picape Tundra estaria marcada para dezembro de 2021, usando a plataforma modular TNGA-F, e ainda poderia receber uma versão V6 biturbo eletrificada na versão topo de linha. Já o SUV Lexus LX será renovado com design mais urbano e também com o V6. Outras notícias diziam que o novo Land Cruiser também terá uma variante híbrida com este motor.
Isso não é o fim dos V8 para a Toyota, pois a Lexus continuará a usá-lo na forma de um biturbo para o modelo de corrida LC, que compete nas 24 Horas de Nürburgring. A fabricante disse que esta motorização "será usada em carros de rua e esportivos". Um rumor recente sugere que o sucessor do LX teria uma variante com este V8, entregando cerca de 600 cv.
Fonte: The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Sequoia 2023 é SUV gigante que pode inspirar próximo SW4
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Flagra: Toyota Yaris Cross se aproxima do lançamento no Brasil
Nissan Sentra 2025 tem 2º aumento de preço em dois meses
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?