A Volkswagen está ampliando a linha do novo Golf com várias versões mais equipadas, rápidas e caras, com a chegada do GTI e GTD, o híbrido GTE e a preparação do Golf R. Mas, e como fica o outro lado, com a configuração mais barata e simples do hatch médio? Será que o carro europeu fica tão "pelado" quanto o Gol de entrada daqui?
Antes indisponível, a versão básica do novo Volkswagen Golf começa a ser vendida na Europa por menos de 20 mil euros (o equivalente a R$ 123 mil, com o euro acima de R$ 6,15). Uma coisa ele tem em comum com outros modelos básicos no Brasil: não possui sobrenome para a configuração. Ah, e vem com "supercalotas". O visual é pobrinho, lembrando até as versões básicas de Gol e Polo do Brasil. Mas não se engane, pois o conteúdo é infinitamente superior...
Aqui estão os principais pontos do Golf 2020 na versão "pé-de-boi":
Motor: 1.0 TSI turbo a gasolina, três cilindros, 90 cv
Transmissão: manual de 5 marchas
Potência e torque: 90 cv e 17,8 kgfm entre 1.600 e 3.000 rpm, velocidade máxima de 188 km/h, 0 a 100 km/h em 11,9 segundos
Consumo: 22,2 km/litro
Equipamentos de série: faróis de LED, painel digital, ar-condicionado automático, chave presencial, volante multifuncional, alerta de saída de faixa e central multimídia Composition Rodas: 15" de aço com calotas
Preço: 19.995 euros (R$ 123.355)
Não é nada mal, já que vem com muitos itens que são opcionais em muitos carros nacionais, como central multimídia e faróis de LED. Vem até com o painel digital que era vendido à parte e só agora está sendo colocado em mais versões dos carros da Volkswagen brasileira.
Agora vamos ver a lista de opcionais. Para começar, o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro custa 580 euros (R$ 3,5 mil), enquanto o pacote Comfort, que adiciona bancos dianteiros com ajuste de altura, encosto de braço central e quatro portas USB é oferecido por 295 euros (R$ 1,8 mil). O controle de cruzeiro também é opcional e custa 220 euros (R$ 1,3 mil).
Outros equipamentos são as rodas de liga leve de 16 polegadas, por 980 euros (R$ 6 mil). É a única maneira de adicionar também os pneus mistos (verão/inverno), que custam mais 200 euros (R$ 1,2 mil). Se ainda quiser bancos e volante aquecidos para enfrentar o frio, o pacote de inverno é vendido por 625 euros (R$ 3,8 mil).
Então, você teria um Golf básico desses? A lista de equipamentos é razoável, até para os padrões europeus. Valeria a pena para quem vai realmente comprar o carro, mas não tanto para quem escolhe o leasing e paga em parcelas...
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Bizarro: Chineses copiaram (mal) a Kombi com uma van híbrida plug-in
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos