Cancelado por conta do coronavírus, o Salão de Genebra deveria ter sido palco da revelação do novo SUV compacto da Toyota, no mês passado. Ao contrário de alguns fabricantes, a marca japonesa preferiu não fazer a coletiva de imprensa online e ficou de marcar uma data posterior para a apresentação do modelo. Pois agora um reporte da AutoNoción diz que a estreia será na próxima quinta-feira, 23 de abril, embora sem revelar a fonte da informação. 

O novo SUV compacto da Toyota será posicionado abaixo do C-HR, colocando a marca num segmento mais acessível. O modelo vai usar a plataforma TNGA-B, que serve ao novo Yaris europeu (diferente do brasileiro, que é derivado do tailandês), e terá um conjunto híbrido formado por um motor 1.5 a gasolina e um elétrico capaz de gerar tração para as quatro rodas. 

A data de 23 de abril nos parece um pouco cedo tendo em vista que o crossover não é esperado para vendas na Europa neste ano. Assim, a Toyota teria mais tempo para fazer a revelação. Fotos-espia registradas no mês passado mostraram o SUV ainda com a carroceria e faróis do Yaris, nas versões antiga e atual. Mas nada ainda da carroceria definitiva. 

Galeria: Toyota SUV compacto - Teaser

Por outro lado, a Toyota já aguçou a curiosidade dos interessados com alguns teasers do modelo, sendo que um deles revela parte da traseira e o logotipo Hybrid que identifica a motorização. A marca diz que ele terá um design "compacto e dinâmico", além de uma "personalidade própria". Pela imagem, parece que o SUV do Yaris terá um desenho mais convencional que o o arrojado C-HR. Felizmente, parece que falta pouco para finalmente conhecê-lo. 

E no Brasil?

Por aqui, a Toyota também desenvolve um SUV sobre a base TNGA, mas informações dão conta de que o carro daqui será maior que o crossover do Yaris, a ponto de aproveitar os motores 2.0 e 1.8 híbrido do Corolla, bem como outros componentes do sedã médio. E só deverá chegar entre 2021 e 2022.  

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com