Já faz algum tempo que os hatches compactos deixaram de ser os carros mais importantes da Fiat no Brasil. Não concorda? Então faça o seguinte: some os números de vendas do Argo e do Mobi, e depois compare com a somatória das picapes Strada e Toro. Surpreso?! Analisando por aí você já tem uma ideia da importância estratégica da nova geração da Strada para a Fiat. É a primeira grande mudança da picape compacta desde que ela foi lançada, lá em 1998, sobre a base do primeiro Palio.
Inspirada pelo sucesso da Toro, a nova Strada 2021 foi buscar referência no design da irmã maior (aproveitou até o nome das versões), e também na sua capacidade de roubar clientes de outros segmentos. É o que a Fiat espera da picape nesta nova fase. Com uma inédita cabine dupla de quatro portas e itens de comodidade e segurança até então não encontrados no segmento, ela quer conquistar quem hoje anda de hatches e sedãs compactos. Isso, claro, sem abrir mão dos antigos fãs. Para tanto, a marca manteve a suspensão traseira com eixo rígido e mola semi-elíptica (robusta e boa de carga) e também o conhecido motor 1.4 Fire (88 cv e 12,5 kgfm) nas versões de entrada - as mais caras trazem o 1.3 Firefly (109 cv e 14,2 kgfm) do Argo, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Mais que isso: seguirá em linha com a Strada "velha" na versão Working para vendas diretas até que a exigência do controle de estabilidade entre em vigor, isto é, em janeiro de 2022.
Por falar em controle de estabilidade, ele agora é item de série e vem acompanhado de um recurso de bloqueio eletrônico do diferencial, que substitui o antigo bloqueio mecânico Locker que era oferecido na antiga Adventure. Outra novidade fica por conta da direção elétrica, de série nas versões com motor 1.3 - as 1.4 seguem com o sistema hidráulico. Uma primazia fica por conta da nova central multimídia da FCA, com tela capacitiva de 7", que traz um recurso até então somente visto em carros mais caros: conexões Apple Carplay e Android Auto via Bluetooth, que elimina a necessidade de cabo. Na versão de topo Volcano, a nova Strada ainda vem de série com faróis de LED.
Em termos de capacidade de carga, são 650 kg para a cabine dupla e 720 kg para a cabine simples, com volume de 844 litros na primeira e 1.354 litros na segunda. Já o comprimento do caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla. Para ajudar no carregamento, a tampa ganhou amortecimento que reduz em 60% o esforço para abrir ou fechar. Por sua vez, a altura do solo é de elevados 23,2 cm, o que garante um ângulo de entrada de 23,2 graus e de saída de 28,4 graus no caso da cabine dupla.
A nova Strada 2021 tinha lançamento marcado para este começo de abril (o evento para a imprensa aconteceria nesta semana), no entanto, a pandemia de Covid-19 atrasou a chegada às lojas para o final de junho. Os preços ficaram no mesmo patamar que a geração anterior, partindo de R$ 63.590 na versão Endurance 1.4 Cabine Plus, chegando a R$ 79.990 na variante Volcano 1.3 Cabine Dupla. Lembrando que haverá a Hard Working antiga abaixo disso, por R$ 61.590.
Strada Endurance 1.4 Cabine Plus (R$ 63.590): controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15" com calotas.
Opcionais:
- Pack Worker (R$ 2.500): Traz alarme, vidros e travas elétricas.
- Pack Áudio (R$ 1.500): Rádio com entrada USB e volante com comando de áudio
- Pack Tech+ (R$ 3.490): Central multimídia com tela de 7", Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de estacionamento, câmera de ré, volante com comandos de áudio e computador de bordo com tela de 3,5".
Strada Endurance 1.4 Cabine Dupla (R$ 74.990): Mesmos equipamentos que a Endurance Cabine Plus.
Opcionais:
- Mesmos que a versão Cabine Plus.
Strada Freedom 1.3 Cabine Plus (R$ 69.490): Os equipamentos da Endurane, adicionando direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com porta USB frontal, rodas de liga aro 15", alça para o passageiro, display digital de 3,5" para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus.
Opcionais:
- Pack Tech+ (R$ 2.990): Central multimídia com tela de 7", Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Strada Freedom 1.3 Cabine Dupla (R$ 77.990): Mesmos equipamentos que a Freedom Cabine Plus.
Opcionais:
- Mesmos que a versão Cabine Plus.
Strada Volcano 1.3 Cabine Dupla (R$ 79.990): Mesmos itens que a Freedom e passa a contar com vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos com revestimento misto de tecido e couro, central multimídia com tela de 7", duas entradas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve aro 15" com pneus de uso misto.
Opcionais:
- Rodas de liga leve 16" (R$ 2.500).
Strada 1.4 CS Endurance | Strada 1.3 CD Volcano | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm3, comando simples, flex |
dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.332 cm3, comando simples, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 85/88 cv a 5.750 rpm; Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm | 101/109 cv a 6.250 rpm / 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira | câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO |
independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira |
independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira |
RODAS E PNEUS | aço aro 15" com pneus 195/65 R15 | liga-leve aro 15" com pneus 205/60 R15 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.078 kg em ordem de marcha | 1.174 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.474 mm, largura 1.732 mm, altura 1.608 mm, entre-eixos 2.737 mm; altura do solo 230 mm | comprimento 4.480 mm, largura 1.732 mm, altura 1.595 mm, entre-eixos 2.737 mm; altura do solo 230 mm |
CAPACIDADES | tanque 55 litros, caçamba 1.354 litros | tanque 55 litros, caçamba 1.844 litros |
PREÇO |
R$ 63.590 |
R$ 79.990 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
VW Virtus Sense 2025 é sedã pensado para ser o novo Voyage
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Novo Chevrolet Equinox 2025 estreia com versões RS e Activ no Brasil
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Mini lança Cooper Sport no brasil com 204 cv por R$ 285.990