Segunda geração da picape estreia cabine dupla de quatro portas e diversos itens de segurança e comodidade, mas só chegará às lojas no segundo semestre

Já faz algum tempo que os hatches compactos deixaram de ser os carros mais importantes da Fiat no Brasil. Não concorda? Então faça o seguinte: some os números de vendas do Argo e do Mobi, e depois compare com a somatória das picapes Strada e Toro. Surpreso?! Analisando por aí você já tem uma ideia da importância estratégica da nova geração da Strada para a Fiat. É a primeira grande mudança da picape compacta desde que ela foi lançada, lá em 1998, sobre a base do primeiro Palio.

Inspirada pelo sucesso da Toro, a nova Strada 2021 foi buscar referência no design da irmã maior (aproveitou até o nome das versões), e também na sua capacidade de roubar clientes de outros segmentos. É o que a Fiat espera da picape nesta nova fase. Com uma inédita cabine dupla de quatro portas e itens de comodidade e segurança até então não encontrados no segmento, ela quer conquistar quem hoje anda de hatches e sedãs compactos. Isso, claro, sem abrir mão dos antigos fãs. Para tanto, a marca manteve a suspensão traseira com eixo rígido e mola semi-elíptica (robusta e boa de carga) e também o conhecido motor 1.4 Fire (88 cv e 12,5 kgfm) nas versões de entrada - as mais caras trazem o 1.3 Firefly (109 cv e 14,2 kgfm) do Argo, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Mais que isso: seguirá em linha com a Strada "velha" na versão Working para vendas diretas até que a exigência do controle de estabilidade entre em vigor, isto é, em janeiro de 2022. 

Fiat Strada Volcano 1.3 2021

Por falar em controle de estabilidade, ele agora é item de série e vem acompanhado de um recurso de bloqueio eletrônico do diferencial, que substitui o antigo bloqueio mecânico Locker que era oferecido na antiga Adventure. Outra novidade fica por conta da direção elétrica, de série nas versões com motor 1.3 - as 1.4 seguem com o sistema hidráulico. Uma primazia fica por conta da nova central multimídia da FCA, com tela capacitiva de 7", que traz um recurso até então somente visto em carros mais caros: conexões Apple Carplay e Android Auto via Bluetooth, que elimina a necessidade de cabo. Na versão de topo Volcano, a nova Strada ainda vem de série com faróis de LED.

Em termos de capacidade de carga, são 650 kg para a cabine dupla e 720 kg para a cabine simples, com volume de 844 litros na primeira e 1.354 litros na segunda. Já o comprimento do caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla. Para ajudar no carregamento, a tampa ganhou amortecimento que reduz em 60% o esforço para abrir ou fechar. Por sua vez, a altura do solo é de elevados 23,2 cm, o que garante um ângulo de entrada de 23,2 graus e de saída de 28,4 graus no caso da cabine dupla. 

Fiat Strada Volcano 1.3 2021

A nova Strada 2021 tinha lançamento marcado para este começo de abril (o evento para a imprensa aconteceria nesta semana), no entanto, a pandemia de Covid-19 atrasou a chegada às lojas para o segundo semestre. É por isso que a Fiat ainda não divulgou os preços oficiais, que até lá podem sofrer variações devido à alta do dólar. Pelo que ouvimos de gente ligada à montadora, a ideia é mantê-los num patamar próximo do atual - de R$ 65 mil a R$ 85 mil, lembrando que haverá a Working antiga abaixo disso. 

 As versões e equipamentos de série da nova Strada já estão definidos, e serão os seguintes: 

Strada Endurance 1.4 cabine simples e dupla: controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15" com calotas. Preços estimados: R$ 65.000 (cab. simples) e R$ 70.000 (cab. dupla)    

Strada Freedom 1.3 cabine simples e dupla: Endurance + direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com porta USB frontal, rodas de liga aro 15", alça para o passageiro, display digital de 3,5" para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus. Preços estimados: R$ 75.000 (cab. simples) e R$ 80.000 (cab. dupla)

Strada Volcano 1.3 cabine dupla: Freedom + vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos com revestimento misto de tecido e couro, central multimídia com tela de 7", duas entradas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve aro 15" com pneus de uso misto. Preço estimado: R$ 85.000 (cab. dupla).

Galeria: Fiat Strada Freedom CD 1.3 2021

Fichas técnicas

  Strada 1.4 CS Endurance Strada 1.3 CD Volcano
MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm3, comando simples, flex

dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.332 cm3, comando simples, flex

POTÊNCIA/TORQUE 85/88 cv a 5.750 rpm; Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm 101/109 cv a 6.250 rpm / 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm
TRANSMISSÃO câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO

independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira

independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira
RODAS E PNEUS aço aro 15" com pneus 195/65 R15 liga-leve aro 15" com pneus 205/60 R15
FREIOS discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP
PESO 1.078 kg em ordem de marcha 1.174 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.474 mm, largura 1.732 mm, altura 1.608 mm, entre-eixos 2.737 mm; altura do solo 230 mm comprimento 4.480 mm, largura 1.732 mm, altura 1.595 mm, entre-eixos 2.737 mm; altura do solo 230 mm
CAPACIDADES tanque 55 litros, caçamba 1.354 litros tanque 55 litros, caçamba 1.844 litros
PREÇO

R$ 65.000 (estimado)

R$ 85.000 (estimado)

 

Galeria: Fiat Strada Volcano 1.3 2021