As vendas diretas voltaram a mostrar força em março, com nada menos do que 49,13% do total dos 155.810 automóveis e comerciais leves emplacados. Fiat (19,68%), Volkswagen (18,07%), Chevrolet (14,12%) e Ford (11,47%) repetiram as mesmas posições de fevereiro, com a Renault (7,61%) recuperando – por pouco - a posição perdida para a Jeep (7,42%) anteriormente.
Os grandes destaques do mês passado foram dois modelos veteranos. Líder geral na modalidade e, obviamente, preferida entre os comerciais leves, a Fiat Strada (4.685) teve quase 98% de suas unidades fora do varejo - não por acaso que a marca vai manter o modelo atual na versão Working em produção mesmo após a chegada da nova geração. A última vez que a picape pequena da marca italiana havia sido a nº 1 no geral foi em março de 2018.
Naquele mesmo mês, aliás, o Ka havia sido o primeiro entre os automóveis – desde então, só deu Chevrolet Onix (3.702), desta vez o terceiro colocado. O nº 1 agora foi o VW Gol (4.020), seguido de perto pelo hatch da Ford (3.901). O Jeep Renegade (3.337), sexto em fevereiro, subiu duas posições e se manteve como líder entre os SUVs.
Fechando o top 5, o Ford Ka Sedan (2.963) recuperou a ponta entre os sedãs perdida para o Chevrolet Onix Plus (2.910) nos últimos meses. Na sequência, outros três SUVs: VW T-Cross (2.822), Nissan Kicks (2.386) e Jeep Compass (2.343), todos com mais de 60% de seus emplacamentos na modalidade. Forte no varejo, o Hyundai HB20 (2.306) completou o top 10 com menos de 1/3 de seus números globais.
Com nova geração chegando às lojas no mês passado, o Chevrolet Tracker (1.023) entrou no top 20 com quase 54% de seus emplacamentos. Destaque para o Volvo XC60 (164) em 44º, com quase 90% de seus registros, e para o Honda Civic (115), modelo menos dependente das vendas diretas no top 50 (8,5%).
Voltando aos comerciais leves, Fiat Toro (2.738) e VW Saveiro (2.467) completaram o pódio. A Toyota Hilux (1.179), quarta colocada, foi a única do top 10 com menos de 50% de dependência. Três modelos, no entanto, foram além: Kia K2500 (2) e os Mercedes-Benz Sprinter 416 (2) e Sprinter 314 (1) ficaram abaixo dos 5%.
Automóveis e comerciais leves (vendas diretas)
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | MAR 20 |
1º | VW GOL | 4.020 | 70,76% | 5.681 |
2º | FORD KA | 3.901 | 54,92% | 7.103 |
3º | CHEVROLET ONIX | 3.702 | 30,83% | 12.007 |
4º | JEEP RENEGADE | 3.337 | 74,29% | 4.492 |
5º | FORD KA SEDAN | 2.963 | 81,69% | 3.627 |
6º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.910 | 43,63% | 6.670 |
7º | VW T-CROSS | 2.822 | 63,89% | 4.417 |
8º | NISSAN KICKS | 2.386 | 66,33% | 3.597 |
9º | JEEP COMPASS | 2.343 | 76,59% | 3.059 |
10º | HYUNDAI HB20 | 2.306 | 32,75% | 7.042 |
11º | FIAT ARGO | 2.215 | 36,48% | 6.071 |
12º | RENAULT SANDERO | 2.129 | 64,46% | 3.303 |
13º | HYUNDAI CRETA | 1.565 | 44,92% | 3.484 |
14º | FIAT MOBI | 1.492 | 42,30% | 3.527 |
15º | VW VIRTUS | 1.280 | 49,96% | 2.562 |
16º | VW VOYAGE | 1.219 | 90,97% | 1.340 |
17º | RENAULT KWID | 1.099 | 26,75% | 4.109 |
18º | RENAULT LOGAN | 1.057 | 83,62% | 1.264 |
19º | CHEVROLET TRACKER | 1.023 | 53,64% | 1.907 |
20º | FIAT UNO | 995 | 90,13% | 1.104 |
21º | FORD ECOSPORT | 927 | 45,22% | 2.050 |
22º | CHEVROLET SPIN | 873 | 68,52% | 1.274 |
23º | RENAULT CAPTUR | 871 | 77,98% | 1.117 |
24º | NISSAN VERSA | 806 | 54,94% | 1.467 |
25º | VW POLO | 801 | 21,22% | 3.774 |
26º | TOYOTA COROLLA | 777 | 21,33% | 3.643 |
27º | FIAT CRONOS | 724 | 46,50% | 1.557 |
28º | HYUNDAI HB20S | 721 | 40,55% | 1.778 |
29º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 604 | 50,67% | 1.192 |
30º | CITROËN C4 CACTUS | 471 | 58,58% | 804 |
31º | HONDA FIT | 418 | 32,81% | 1.274 |
32º | TOYOTA YARIS SEDAN | 416 | 35,71% | 1.165 |
33º | FIAT SIENA | 405 | 44,36% | 913 |
34º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 374 | 57,01% | 656 |
35º | FIAT DOBLÒ | 358 | 94,71% | 378 |
36º | HONDA HR-V | 357 | 12,93% | 2.761 |
37º | RENAULT DUSTER | 348 | 34,29% | 1.015 |
38º | HONDA CITY | 309 | 43,71% | 707 |
39º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 243 | 48,41% | 502 |
40º | TOYOTA YARIS HATCH | 227 | 13,35% | 1.700 |
41º | TOYOTA SW4 | 226 | 30,71% | 736 |
42º | VW TIGUAN | 183 | 23,80% | 769 |
43º | TOYOTA ETIOS HATCH | 179 | 21,75% | 823 |
44º | VOLVO XC60 | 164 | 86,32% | 190 |
45º | VW UP | 164 | 20,20% | 812 |
46º | HONDA WR-V | 162 | 20,64% | 785 |
47º | HYUNDAI IX35 | 150 | 46,30% | 324 |
48º | PEUGEOT 208 | 127 | 63,82% | 199 |
49º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 119 | 48,57% | 245 |
50º | HONDA CIVIC | 115 | 8,48% | 1.356 |
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | MAR 20 |
1º | FIAT STRADA | 4.685 | 97,62% | 4.799 |
2º | FIAT TORO | 2.738 | 76,10% | 3.598 |
3º | VW SAVEIRO | 2.467 | 92,50% | 2.667 |
4º | TOYOTA HILUX | 1.179 | 39,68% | 2.971 |
5º | FIAT FIORINO | 1.064 | 80,12% | 1.328 |
6º | CHEVROLET S10 | 1.023 | 64,66% | 1.582 |
7º | FORD RANGER | 976 | 62,56% | 1.560 |
8º | CHEVROLET MONTANA | 739 | 93,19% | 793 |
9º | VW AMAROK | 671 | 58,60% | 1.145 |
10º | MITSUBISHI L200 | 401 | 56,24% | 713 |
11º | FIAT DUCATO | 375 | 91,02% | 412 |
12º | NISSAN FRONTIER | 369 | 63,62% | 580 |
13º | RENAULT MASTER | 280 | 59,70% | 469 |
14º | CITROËN JUMPY | 153 | 94,44% | 162 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 117 | 81,82% | 143 |
16º | HYUNDAI HR | 82 | 21,64% | 379 |
17º | VW EXPRESS | 58 | 23,77% | 244 |
18º | PEUGEOT PARTNER | 46 | 61,33% | 75 |
19º | RENAULT DUSTER OROCH | 42 | 17,21% | 244 |
20º | IVECO DAILY 35S14 | 41 | 34,17% | 120 |
21º | PEUGEOT BOXER | 20 | 95,24% | 21 |
22º | CITROËN JUMPER | 12 | 85,71% | 14 |
23º | RAM 2500 | 12 | 80,00% | 15 |
24º | IVECO DAILY 30S13 | 11 | 12,50% | 88 |
25º | KIA K2500 | 2 | 1,02% | 197 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 2 | 3,57% | 56 |
27º | IVECO DAILY | 1 | 50,00% | 2 |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 1 | 8,33% | 12 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 1 | 1,45% | 69 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com