No primeiro mês com impactos da pandemia da Covid-19, o número de emplacamentos de veículos novos no Brasil recuou quase 22% na comparação com março do ano passado. Os 155.810 automóveis e comerciais leves representaram ainda uma retração de 19,1% na comparação com fevereiro, de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave.
O acumulado do 1º trimestre, de 532.549 unidades, já é 8,18% menor do que o de 2019. De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, o setor, que representa 4,5% do PIB nacional e emprega mais de 300 mil pessoas, está praticamente paralisado.
“Apenas algumas concessionárias estão com as oficinas abertas, para atender caminhões, ambulâncias e outros veículos essenciais para serviços de primeira necessidade, como os ligados à saúde e alimentação”, afirmou o executivo. Para ele, ainda não é possível prever o comportamento do mercado no restante do ano de 2020. Para Assumpção Júnior, “cerca de 20% dos empregos do setor podem ser comprometidos”.
A Chevrolet completou 53 meses ininterruptos no topo entre as montadoras, mas sua vantagem nunca foi tão pequena: apenas 301 unidades separaram a norte-americana da Volkswagen (25.200). Com a menor retração do top 10 nos últimos 12 meses (-1%), a Fiat (23.701) ficou bem próxima das duas.
A Ford, com 14.397 unidades, retornou ao G4 no mês e no acumulado do ano (43.904), seguida bem de perto pela Hyundai (13.183 e 42.910 unidades, respectivamente). Neste cenário em que 19 das 20 marcas mais vendidas perderam espaço, destaque para os 36,3% de avanço da Caoa Chery (1.927), 11ª colocada. Situação oposta à da Citroën (1.146), que registrou a maior retração (-42,7%).
Ranking por marcas:
POS. | MARCA | TOTAL 2020 | MAR 20 (A) | PART. | FEV 20 (B) | % (A / B) | MAR 19 (C) | % (A / C) |
1º | CHEVROLET | 94.725 | 25.501 | 16,37% | 34.145 | -25,32% | 36.329 | -29,81% |
2º | VW | 86.304 | 25.200 | 16,17% | 31.628 | -20,32% | 29.092 | -13,38% |
3º | FIAT | 76.137 | 23.701 | 15,21% | 26.543 | -10,71% | 23.940 | -1,00% |
4º | FORD | 43.904 | 14.397 | 9,24% | 15.080 | -4,53% | 16.273 | -11,53% |
5º | HYUNDAI | 42.910 | 13.183 | 8,46% | 16.446 | -19,84% | 15.954 | -17,37% |
6º | TOYOTA | 41.708 | 11.827 | 7,59% | 14.768 | -19,91% | 16.673 | -29,06% |
7º | RENAULT | 41.407 | 11.522 | 7,39% | 14.450 | -20,26% | 19.060 | -39,55% |
8º | JEEP | 26.329 | 7.577 | 4,86% | 10.086 | -24,88% | 10.677 | -29,03% |
9º | HONDA | 24.078 | 6.945 | 4,46% | 8.722 | -20,37% | 10.500 | -33,86% |
10º | NISSAN | 21.536 | 6.158 | 3,95% | 8.356 | -26,30% | 8.631 | -28,65% |
11º | CAOA CHERY | 5.534 | 1.927 | 1,24% | 1.923 | 0,21% | 1.414 | 36,28% |
12º | MITSUBISHI | 3.822 | 1.287 | 0,83% | 1.244 | 3,46% | 1.718 | -25,09% |
13º | CITROËN | 4.788 | 1.146 | 0,74% | 1.922 | -40,37% | 1.999 | -42,67% |
14º | PEUGEOT | 3.446 | 891 | 0,57% | 1.257 | -29,12% | 1.522 | -41,46% |
15º | BMW | 2.501 | 794 | 0,51% | 918 | -13,51% | 954 | -16,77% |
16º | MERCEDES-BENZ | 2.432 | 771 | 0,49% | 875 | -11,89% | 1.066 | -27,67% |
17º | KIA | 1.676 | 484 | 0,31% | 599 | -19,20% | 710 | -31,83% |
18º | VOLVO | 1.662 | 466 | 0,30% | 651 | -28,42% | 606 | -23,10% |
19º | LAND ROVER | 1.509 | 450 | 0,29% | 554 | -18,77% | 470 | -4,26% |
20º | AUDI | 1.610 | 376 | 0,24% | 830 | -54,70% | 579 | -35,06% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 532.549 | 155.810 | 100,00% | 192.627 | -19,11% | 199.516 | -21,91% |
TOP 50 automóveis e comerciais leves
Ka e HB20 à frente do Onix Plus, Renegade e T-Cross em disputa acirrada, Ecosport no top 20, novo Tracker mostrando potencial, Tiggo 5X à frente dos franceses, Duster Oroch despencando entre os comerciais. Confira agora a lista oficial dos 50 modelos mais emplacados em março:
POS. | MODELO | MAR 20 | % TOTAL | FEV 20 | % TOTAL | % VAR. MAR/FEV | POS. FEV. |
1º | CHEVROLET ONIX | 12.007 | 9,15% | 17.652 | 10,69% | -31,98% | 1º |
2º | FORD KA | 7.103 | 5,41% | 8.183 | 4,96% | -13,20% | 4º |
3º | HYUNDAI HB20 | 7.042 | 5,37% | 8.402 | 5,09% | -16,19% | 3º |
4º | CHEVROLET ONIX PLUS | 6.670 | 5,08% | 9.123 | 5,52% | -26,89% | 2º |
5º | FIAT ARGO | 6.071 | 4,63% | 5.917 | 3,58% | 2,60% | 6º |
6º | VW GOL | 5.681 | 4,33% | 5.944 | 3,60% | -4,42% | 5º |
7º | JEEP RENEGADE | 4.492 | 3,42% | 5.354 | 3,24% | -16,10% | 10º |
8º | VW T-CROSS | 4.417 | 3,37% | 5.374 | 3,25% | -17,81% | 9º |
9º | RENAULT KWID | 4.109 | 3,13% | 5.813 | 3,52% | -29,31% | 7º |
10º | VW POLO | 3.774 | 2,88% | 5.517 | 3,34% | -31,59% | 8º |
11º | TOYOTA COROLLA | 3.643 | 2,78% | 4.515 | 2,73% | -19,31% | 14º |
12º | FORD KA SEDAN | 3.627 | 2,76% | 3.052 | 1,85% | 18,84% | 17º |
13º | NISSAN KICKS | 3.597 | 2,74% | 4.955 | 3,00% | -27,41% | 11º |
14º | FIAT MOBI | 3.527 | 2,69% | 4.678 | 2,83% | -24,60% | 13º |
15º | HYUNDAI CRETA | 3.484 | 2,65% | 4.464 | 2,70% | -21,95% | 15º |
16º | RENAULT SANDERO | 3.303 | 2,52% | 4.052 | 2,45% | -18,48% | 16º |
17º | JEEP COMPASS | 3.059 | 2,33% | 4.684 | 2,84% | -34,69% | 12º |
18º | HONDA HR-V | 2.761 | 2,10% | 2.989 | 1,81% | -7,63% | 19º |
19º | VW VIRTUS | 2.562 | 1,95% | 3.047 | 1,85% | -15,92% | 18º |
20º | FORD ECOSPORT | 2.050 | 1,56% | 2.440 | 1,48% | -15,98% | 22º |
21º | CHEVROLET TRACKER | 1.907 | 1,45% | 1.337 | 0,81% | 42,63% | 34º |
22º | HYUNDAI HB20S | 1.778 | 1,35% | 2.654 | 1,61% | -33,01% | 20º |
23º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.700 | 1,30% | 2.487 | 1,51% | -31,64% | 21º |
24º | FIAT CRONOS | 1.557 | 1,19% | 1.360 | 0,82% | 14,49% | 33º |
25º | NISSAN VERSA | 1.467 | 1,12% | 1.871 | 1,13% | -21,59% | 25º |
26º | VW FOX | 1.404 | 1,07% | 2.183 | 1,32% | -35,68% | 23º |
27º | HONDA CIVIC | 1.356 | 1,03% | 1.910 | 1,16% | -29,01% | 24º |
28º | VW VOYAGE | 1.340 | 1,02% | 1.694 | 1,03% | -20,90% | 29º |
29º | CHEVROLET SPIN | 1.274 | 0,97% | 1.597 | 0,97% | -20,23% | 30º |
30º | HONDA FIT | 1.274 | 0,97% | 1.734 | 1,05% | -26,53% | 27º |
31º | RENAULT LOGAN | 1.264 | 0,96% | 1.735 | 1,05% | -27,15% | 26º |
32º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 1.192 | 0,91% | 1.036 | 0,63% | 15,06% | 39º |
33º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.165 | 0,89% | 1.730 | 1,05% | -32,66% | 28º |
34º | RENAULT CAPTUR | 1.117 | 0,85% | 950 | 0,58% | 17,58% | 41º |
35º | FIAT UNO | 1.104 | 0,84% | 1.274 | 0,77% | -13,34% | 35º |
36º | RENAULT DUSTER | 1.015 | 0,77% | 720 | 0,44% | 40,97% | 46º |
37º | FIAT SIENA | 913 | 0,70% | 1.461 | 0,88% | -37,51% | 31º |
38º | TOYOTA ETIOS HATCH | 823 | 0,63% | 1.040 | 0,63% | -20,87% | 38º |
39º | VW UP | 812 | 0,62% | 1.002 | 0,61% | -18,96% | 40º |
40º | CITROËN C4 CACTUS | 804 | 0,61% | 1.447 | 0,88% | -44,44% | 32º |
41º | HONDA WR-V | 785 | 0,60% | 1.073 | 0,65% | -26,84% | 37º |
42º | VW TIGUAN | 769 | 0,59% | 934 | 0,57% | -17,67% | 43º |
43º | TOYOTA SW4 | 736 | 0,56% | 784 | 0,47% | -6,12% | 44º |
44º | HONDA CITY | 707 | 0,54% | 935 | 0,57% | -24,39% | 42º |
45º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 656 | 0,50% | 1.131 | 0,68% | -42,00% | 36º |
46º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 502 | 0,38% | 624 | 0,38% | -19,55% | 47º |
47º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 403 | 0,31% | 443 | 0,27% | -9,03% | - |
48º | NISSAN MARCH | 388 | 0,30% | 611 | 0,37% | -36,50% | 48º |
49º | FIAT DOBLÒ | 378 | 0,29% | 351 | 0,21% | 7,69% | - |
50º | VW JETTA | 353 | 0,27% | 771 | 0,47% | -54,22% | 45º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 131.249 | 100,00% | 165.127 | 100,00% | -20,52% |
|
POS. | MODELO | MAR 20 | % TOTAL | FEV 20 | % TOTAL | % VAR. MAR/FEV | POS. FEV. |
1º | FIAT STRADA | 4.799 | 0,00% | 5.190 | 18,87% | -100,00% | 1º |
2º | FIAT TORO | 3.598 | 0,00% | 4.474 | 16,27% | -100,00% | 2º |
3º | TOYOTA HILUX | 2.971 | 0,00% | 3.125 | 11,36% | -100,00% | 4º |
4º | VW SAVEIRO | 2.667 | 0,00% | 3.188 | 11,59% | -100,00% | 3º |
5º | CHEVROLET S10 | 1.582 | 0,00% | 1.781 | 6,48% | -100,00% | 5º |
6º | FORD RANGER | 1.560 | 0,00% | 1.316 | 4,79% | -100,00% | 8º |
7º | FIAT FIORINO | 1.328 | 0,00% | 1.412 | 5,13% | -100,00% | 7º |
8º | VW AMAROK | 1.145 | 0,00% | 1.639 | 5,96% | -100,00% | 6º |
9º | CHEVROLET MONTANA | 793 | 0,00% | 255 | 0,93% | -100,00% | 16º |
10º | MITSUBISHI L200 | 713 | 0,00% | 650 | 2,36% | -100,00% | 10º |
11º | NISSAN FRONTIER | 580 | 0,00% | 765 | 2,78% | -100,00% | 9º |
12º | RENAULT MASTER | 469 | 0,00% | 557 | 2,03% | -100,00% | 12º |
13º | FIAT DUCATO | 412 | 0,00% | 405 | 1,47% | -100,00% | 14º |
14º | HYUNDAI HR | 379 | 0,00% | 427 | 1,55% | -100,00% | 13º |
15º | RENAULT DUSTER OROCH | 244 | 0,00% | 619 | 2,25% | -100,00% | 11º |
16º | VW EXPRESS | 244 | 0,00% | 289 | 1,05% | -100,00% | 15º |
17º | KIA K2500 | 197 | 0,00% | 229 | 0,83% | -100,00% | 17º |
18º | CITROËN JUMPY | 162 | 0,00% | 176 | 0,64% | -100,00% | 20º |
19º | PEUGEOT EXPERT | 143 | 0,00% | 181 | 0,66% | -100,00% | 19º |
20º | IVECO DAILY 35S14 | 120 | 0,00% | 183 | 0,67% | -100,00% | 18º |
21º | IVECO DAILY 30S13 | 88 | 0,00% | 83 | 0,30% | -100,00% | 23º |
22º | PEUGEOT PARTNER | 75 | 0,00% | 130 | 0,47% | -100,00% | 21º |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 69 | 0,00% | 58 | 0,21% | -100,00% | 26º |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 56 | 0,00% | 78 | 0,28% | -100,00% | 24º |
25º | IVECO DAILY 35-150 | 39 | 0,00% | 0 | 0,00% | -100,00% | - |
26º | PEUGEOT BOXER | 21 | 0,00% | 68 | 0,25% | -100,00% | 25º |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 18 | 0,00% | 5 | 0,02% | -100,00% | 35º |
28º | RAM 2500 | 15 | 0,00% | 86 | 0,31% | -100,00% | 22º |
29º | CITROËN JUMPER | 14 | 0,00% | 32 | 0,12% | -100,00% | 27º |
30º | EFFA V21 | 12 | 0,00% | 8 | 0,03% | -100,00% | 32º |
31º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 12 | 0,00% | 14 | 0,05% | -100,00% | 29º |
32º | JAC V260 | 8 | 0,00% | 14 | 0,05% | -100,00% | 28º |
33º | EFFA K01 | 5 | 0,00% | 2 | 0,01% | -100,00% | 39º |
34º | EFFA V22 | 4 | 0,00% | 9 | 0,03% | -100,00% | 31º |
35º | FOTON AUMARK 1039 | 4 | 0,00% | 11 | 0,04% | -100,00% | 30º |
36º | MERCEDES-BENZ VITO | 4 | 0,00% | 3 | 0,01% | -100,00% | 37º |
37º | IVECO DAILY | 2 | 0,00% | 7 | 0,03% | -100,00% | 33º |
38º | CHEVROLET | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | -100,00% | 44º |
39º | CHEVROLET D20 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | -100,00% | - |
40º | CHEVROLET EXPRESS | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | -100,00% | - |
41º | DODGE CHARGER | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | -100,00% | - |
42º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | -100,00% | 50º |
43º | JAC IEV 330P | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | -100,00% | - |
44º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 1 | 0,00% | 6 | 0,02% | -100,00% | 34º |
45º | VW KOMBI | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | -100,00% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 24.561 | 100,00% | 27.500 | 100,00% | -10,69% |