A Jeep aproveitou a crescente popularidade dos SUVs com sucesso, quase dobrando suas vendas na última década. E olha que a marca nem participa do segmento dos modelos com 7 lugares, mas isso está para mudar. A empresa planeja quatro modelos com uma terceira fileira de assentos, que serão lançados até o ano que vem. Um deles será inédito e produzido no Brasil, chegando em 2021. Outro é a versão de 7 lugares do novo Jeep Grande Cherokee, que aparece pela primeira vez em testes.

O novo Jeep Grand Cherokee de 7 lugares, que deve receber um novo nome, usará a plataforma Giorgio da Alfa Romeo. As motorizações devem incluir uma atualização do Pentastar V6, um novo 3.0 de seis cilindros em linha e um sistema híbrido-leve no lugar do 5.7 V8 Hemi. Um híbrido plug-in e uma variante turbodiesel são esperadas para um segundo momento.

A adição da terceira fileira deve estender o balanço traseiro do SUV, atrapalhando um pouco a capacidade off-road do carro. Porém, nossos fotógrafos dizem que deve haver ao menos uma versão com o logo "Trail Rated" e que ele terá porte semelhante ao do Dodge Durango.

Galeria: Jeep Grand Cherokee 7 lugares - Flagra

Quatro SUVs de 7 lugares parece muito, mas cada um terá um segmento específico para atacar. O futuro Wagoneer será rival de modelos como Ford Expedition e GMC Yukon nos Estados Unidos, enquanto o Grand Cherokee estendido entrará na disputa com Toyota Highlander e Ford Explorer. No topo da linha estará o Grand Wagoneer, maior e mais luxuoso, brigando com Range Rover e similares. Já o modelo nacional, ainda sem nome, ficará acima do Compass e será o mais caro da marca entre os produzidos no Brasil, enfrentando o Volkswagen Tiguan Allspace e Mitsubishi Outlander.

Nós não sabemos como será o interior do carro. A Jeep está trocando a geração do Grand Cherokee por completo, então as linhas devem mudar bastante em relação ao atual, além de receber mais tecnologias como a nova versão da multimídia Uconnect e novos sistemas de segurança. Nossos fotógrafos já viram o carro na versão de 5 lugares em testes há um tempo, mas não conseguiram fazer uma foto do interior. A Jeep pretende apresentar o SUV em algum momento deste ano, mas é possível que os planos mudem por conta da pandemia de coronavírus.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com