Registros de nomes estão tornando-se boas fontes de informações sobre produtos que as fabricantes estão planejando. Por exemplo, a Toyota fez o pedido de registro de "GR Hilux", indicando um possível rival da Ford Ranger Raptor e que pode ter motor V6 diesel. Nos últimos dias, a marca tenta conseguir também os direitos sobre os nomes "GR Corolla" e C-HR GR-Sport".

O batismo "GR Corolla" foi feito na Austrália, como mostra a imagem abaixo. A Toyota pediu os direitos do nome no dia 17 de março, agora temos que esperar para ver se a autoridade australiana irá conceder o registro ou não. Ele foi feito com a aplicação "Classe 12", para "veículos a motor; motores de veículos, partes, painéis e acessórios" e mais.

Toyota GR Corolla trademark

Notícias sobre o GR Corolla estão circulando há um tempo pela internet, apesar de Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália, ter que o esportivo não será lançado tão cedo. Os rumores falam que será feito na versão hatchback, para enfrentar o VW Golf GTI, usando o motor 1.6 turbo de três cilindros do GR Yaris. No caso do Yaris, esta motorização entrega 260 cv e 36,7 kgfm de torque, com tração integral e câmbio manual de 6 marchas.

Toyota C-HR GR-Sport trademark

“GR Corolla” não é o único pedido feito pela Toyota, pois a fabricante japonesa também quer o batismo "C-HR GR-Sport". No caso do crossover compacto baseado no Corolla, o nome indica que terá a versão esportivada, já que o GR-Sport é a mais básica feita pela Gazoo Racing, somente com um visual de esportivo e, no máximo, um novo ajuste para a suspensão. Esta variante já existe no Japão.

Vale lembrar que a Toyota já prometeu que fará uma versão esportiva de praticamente todos os seus veículos. Como até a Hilux receberá um tratamento da Gazoo Racing em breve, a empresa parece estar cumprindo a promessa ousada. No Japão, a marca já oferece mais variantes GR, como do híbrido Prius e da minivan Noah.

No Brasil, onde a Toyota já vendeu o esportivado Corolla XRS, uma possível versão GR-Sport da nova geração do sedã não seria assim tão improvável, uma vez que a marca está apostando mais na esportividade do modelo, a ponto de colocá-lo na Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional.  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com