Estreia deveria ter acontecido em fevereiro, mas foi adiada para o meio do ano

Até então aguardado para fevereiro, quando teve adiada a apresentação no Auto Expo 2020, o inédito SUV de entrada da Renault para mercado emergentes acaba de ganhar uma nova data de estreia. Conforme relata a imprensa da Índia, onde o projeto foi desenvolvido, o modelo será finalmente lançado em julho, chegando às lojas logo na sequência.

A base será a conhecida arquitetura CMF-A+, ou seja, a mesma usada pelo Kwid e pela minivan Triber. Entre outras características, o HBC (como vem sendo chamado internamente o projeto) terá menos de 4 metros de comprimento (característica que rende vantagens tributárias na Índia) e design robusto como principal chamariz.

Galeria: Flagra: Renault HBC (SUV do Kwid)

Nesse sentido, são esperados dianteira agressiva com conjunto óptico divido em dois níveis, rodas de liga leve de 16 polegadas, rack no teto e as tradicionais molduras plásticas nas caixas de roda. Além disso, focará na redução de custos e terá posicionamento acessível em termos de preço. Para tanto, a Renault compartilhará o máximo possível de peças para ganhar em economia de escala. Por dentro, por exemplo, o painel será muito parecido com o da Triber, tendo apenas diferenças sutis na questão das cores e texturas.

Sob o capô, o conjunto mecânico também será emprestado dos irmãos: motor 1.0 de três cilindros a gasolina e câmbio manual de 5 marchas. Posteriormente, assim como na Triber, a Renault ofertará o novo propulsor 1.0 turbo e acrescentará a opção de transmissão automatizada AMT. Na Índia, os principais concorrentes serão Hyundai Venue e Maruti Suzuki Vitara Brezza, além dos futuros Nissan Magnite (que será feito sobre a mesma plataforma) e Kia Sonet

Flagra: Renault HBC (SUV do Kwid)

Teria chance no Brasil?

No Brasil, apesar de a Renault ainda não ter confirmado o lançamento, o HBC poderia ser posicionado no lugar hoje ocupado pelo Sandero Stepway. Neste cenário, a gama da Renault seria formada pelo Kwid como carro de entrada (chamado pelo marketing de 'SUV dos compactos'), seguido pelo novo HBC com 3,99 metros, depois pelo Duster com 4,37 e, por fim, pelo Captur. Você acha que ele faria sucesso por aqui?

Fonte: Autocar India