Há tempos que ouvimos rumores de que o novo Hyundai Creta teria uma inédita variante de 7 lugares. Pois agora é a primeira vez que ela aparece em testes, confirmando a existência do modelo. Uma única foto foi parar na internet, divulgada pelo grupo Palisade Owners Club na Coreia do Sul, mostrando o veículo em testes por lá, ainda bem camuflado, mas deixando clara a traseira alongada para receber a terceira fileira de assentos. O lançamento é esperado para 2021.

A única imagem do novo Hyundai Creta de 7 lugares mostra o carro quase que de perfil, o que ajuda a ver as mudanças para que receba a terceira fileira de bancos. A alteração fica toda para o balanço traseiro, que aparenta ser ligeiramente mais longo, enquanto o teto chega até a traseira praticamente reto, ao invés de ter o caimento mais pronunciado do modelo convencional.

Esta diferença no comprimento da traseira é evidenciada pela camuflagem logo após o vidro da porta traseira. No Creta de 5 lugares, há uma coluna C mais fina, enquanto neste modelo está claro que terá mais uma janela, algo que fica claro pela ponta que ficou fora da camuflagem. E também está óbvio que o aumento não será muito expressivo, apenas o suficiente para conseguir colocar os bancos extras.

Falando neles, os assentos a mais não devem ser muito espaçosos, sendo mais indicados para levar crianças do que adultos, já que o entre-eixos seguirá o mesmo. Dependendo da forma que a Hyundai escolher para colocar os bancos extras no Creta, o porta-malas pode perder capacidade em comparação aos 433 litros do modelo normal. Caso seja possível rebatê-los completamente para ter um assoalho liso, haveria mais espaço no bagageiro.

Hyundai Creta de 7 lugares
Hyundai ix25 (Creta) China

O Hyundai Creta de 7 lugares deve manter as opções de motorização usadas em cada país que é vendido. Na Índia, ele conta com o 1.5 aspirado de 115 cv, combinado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT; 1.4 turbo de 140 cv, sempre com a transmissão de dupla embreagem e 7 posições; e o 1.5 turbodiesel de 115 cv, disponível com um câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas.

Será que vem?

Ainda aguardamos pela chegada da nova geração do Hyundai Creta no Brasil, que poderia ter sido uma das estrelas da marca para o Salão do Automóvel em novembro, caso não tivesse sido cancelado. Considerando que o SUV começou a ser vendido por aqui em 2017, uma renovação visual para o começo do ano que vem faz todo o sentido, ainda mais que o segmento está mais competitivo com a chegada do novo Chevrolet Tracker e do Volkswagen T-Cross.

Veja também

Envie seu flagra! flagra@motor1.com