Maior economia europeia, a Alemanha registrou queda nas vendas de veículos novos pelo segundo mês seguido. Com 239.943 unidades, o mercado registrou uma retração de quase 11% em relação a fevereiro de 2019 – o acumulado do 1º bimestre de 2020 (486.243) também recuou (-9%). O resultado só não foi pior porque os modelos híbridos tiveram alta de 93% e ultrapassaram as 38 mil unidades.
No top 10 das montadoras, apenas a espanhola Seat (11.225) cresceu no período (+23%). Considerando o top 20, a maior evolução no geral, no entanto, veio da Volvo (4.301, +25%). A líder VW (44.405), embora mantendo participação de mercado similar à do ano passado, perdeu 11% de seus compradores. Já a vice-líder Mercedes (23.577) registrou incremento de 0,7 ponto percentual em seu market share.
Se no Brasil o segmento de hatches médios praticamente desapareceu nos últimos tempos, por lá continua a mostrar sua força, com o VW Golf (12.409) e o Ford Focus (5.412) nas duas primeiras colocações. É importante ressaltar que, nestes números, constam também as versões SW dos respectivos modelos. O VW Passat (5.282), com um crescimento de quase 90%, completou o pódio.
Dois outros representantes da VW, Tiguan (4.990) e Polo (4.365), completaram as cinco primeiras colocações. Sétimo em janeiro, o BMW Série 3 (4.364) cresceu quase 84% no período e por muito pouco não entrou no top 5 – Audi A4 (4.061) e Classe C (3.723), seus maiores rivais, também marcaram presença no top 10, com o Mercedes em baixa superior a 20%.
Veio da VW o destaque negativo do mês. Com 3.043 unidades, o T-Roc perdeu quase 38% das vendas de 2019 e ficou fora do pelotão de cima após um bom período. 17º, o novo Renault Clio (2.899) mais do que dobrou os números do ano passado. Embora fora do top 20, o novo Audi Q3 (2.532) manteve trajetória forte de crescimento (+73%).
POS. | MODELO | FEV.20 | % MERCADO 2020 | FEV.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 | VW GOLF | 12.409 | 5,2% | 16.066 | 6,0% | -22,8% |
2 | FORD FOCUS | 5.412 | 2,3% | 5.469 | 2,0% | -1,0% |
3 | VW PASSAT | 5.282 | 2,2% | 2.821 | 1,0% | 87,2% |
4 | VW TIGUAN | 4.990 | 2,1% | 6.345 | 2,4% | -21,4% |
5 | VW POLO | 4.365 | 1,8% | 5.749 | 2,1% | -24,1% |
6 | BMW SÉRIE 3 | 4.364 | 1,8% | 2.374 | 0,9% | 83,8% |
7 | OPEL CORSA | 4.228 | 1,8% | 4.691 | 1,7% | -9,9% |
8 | AUDI A4 | 4.061 | 1,7% | 3.951 | 1,5% | 2,8% |
9 | MERCEDES CLASSE C | 3.723 | 1,6% | 4.774 | 1,8% | -22,0% |
10 | SKODA OCTAVIA | 3.693 | 1,5% | 4.293 | 1,6% | -14,0% |
11 | MERCEDES CLASSE A | 3.559 | 1,5% | 2.575 | 1,0% | 38,2% |
12 | OPEL ASTRA | 3.263 | 1,4% | 3.013 | 1,1% | 8,3% |
13 | VW T-ROC | 3.043 | 1,3% | 4.878 | 1,8% | -37,6% |
14 | SEAT LEON | 3.008 | 1,3% | 2.208 | 0,8% | 36,2% |
15 | FORD FIESTA | 3.007 | 1,3% | 3.923 | 1,5% | -23,3% |
16 | MERCEDES GLC | 2.973 | 1,2% | 3.218 | 1,2% | -7,6% |
17 | RENAULT CLIO | 2.899 | 1,2% | 1.404 | 0,5% | 106,5% |
18 | VW CADDY | 2.865 | 1,2% | 2.725 | 1,0% | 5,1% |
19 | MINI | 2.792 | 1,2% | 3.301 | 1,2% | -15,4% |
20 | MERCEDES CLASSE E | 2.709 | 1,1% | 3.845 | 1,4% | -29,5% |
21 | FIAT DUCATO | 2.683 | 1,1% | 1.871 | 0,7% | 43,4% |
22 | SEAT ATECA | 2.591 | 1,1% | 2.183 | 0,8% | 18,7% |
23 | FIAT 500 | 2.589 | 1,1% | 2.433 | 0,9% | 6,4% |
24 | BMW SÉRIE 5 | 2.551 | 1,1% | 2.510 | 0,9% | 1,6% |
25 | VW TRANSPORTER | 2.548 | 1,1% | 3.210 | 1,2% | -20,6% |
26 | AUDI Q3 | 2.532 | 1,1% | 1.468 | 0,5% | 72,5% |
27 | MERCEDES CLA | 2.478 | 1,0% | 1.311 | 0,5% | 89,0% |
28 | AUDI A6 | 2.377 | 1,0% | 3.641 | 1,4% | -34,7% |
29 | VW TOURAN | 2.239 | 0,9% | 3.518 | 1,3% | -36,4% |
30 | OPEL GRANDLAND X | 2.209 | 0,9% | 2.173 | 0,8% | 1,7% |
31 | BMW SÉRIE 1 | 2.205 | 0,9% | 2.427 | 0,9% | -9,1% |
32 | VW T-CROSS | 2.186 | 0,9% | 84 | 0,0% | 2502,4% |
33 | AUDI A3 | 2.161 | 0,9% | 5.182 | 1,9% | -58,3% |
34 | KIA CEED | 2.139 | 0,9% | 1.365 | 0,5% | 56,7% |
35 | SKODA FABIA | 2.126 | 0,9% | 3.847 | 1,4% | -44,7% |
36 | SKODA KAROQ | 2.056 | 0,9% | 2.564 | 1,0% | -19,8% |
37 | SEAT ARONA | 2.030 | 0,8% | 1.384 | 0,5% | 46,7% |
38 | SKODA KAMIQ | 1.978 | 0,8% | - | - | NOVO |
39 | SKODA KODIAQ | 1.974 | 0,8% | 1.904 | 0,7% | 3,7% |
40 | MERCEDES CLASSE B | 1.932 | 0,8% | 2.513 | 0,9% | -23,1% |
41 | MITSUBISHI MIRAGE | 1.855 | 0,8% | 2.002 | 0,7% | -7,3% |
42 | HYUNDAI I30 | 1.851 | 0,8% | 1.700 | 0,6% | 8,9% |
43 | VW UP | 1.848 | 0,8% | 2.300 | 0,9% | -19,7% |
44 | BMW X1 | 1.797 | 0,7% | 2.018 | 0,8% | -11,0% |
45 | HYUNDAI KONA | 1.781 | 0,7% | 1.799 | 0,7% | -1,0% |
46 | BMW SÉRIE 2 | 1.755 | 0,7% | 2.207 | 0,8% | -20,5% |
47 | SEAT IBIZA | 1.746 | 0,7% | 1.219 | 0,5% | 43,2% |
48 | HYUNDAI I20 | 1.682 | 0,7% | 1.700 | 0,6% | -1,1% |
49 | MERCEDES CLASSE V | 1.639 | 0,7% | 1.419 | 0,5% | 15,5% |
50 | FORD KUGA | 1.623 | 0,7% | 2.827 | 1,1% | -42,6% |
POS. | MARCA | FEV.20 | % MERCADO 2020 | FEV.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 | VW | 44.405 | 18,5% | 49.965 | 18,6% | -11,1% |
2 | MERCEDES-BENZ | 23.577 | 9,8% | 24.380 | 9,1% | -3,3% |
3 | AUDI | 19.172 | 8,0% | 24.050 | 8,9% | -20,3% |
4 | BMW | 17.613 | 7,3% | 17.825 | 6,6% | -1,2% |
5 | FORD | 17.330 | 7,2% | 21.264 | 7,9% | -18,5% |
6 | SKODA | 14.870 | 6,2% | 16.758 | 6,2% | -11,3% |
7 | OPEL | 14.031 | 5,8% | 17.677 | 6,6% | -20,6% |
8 | SEAT | 11.225 | 4,7% | 9.100 | 3,4% | 23,4% |
9 | RENAULT | 9.420 | 3,9% | 9.635 | 3,6% | -2,2% |
10 | HYUNDAI | 8.534 | 3,6% | 9.242 | 3,4% | -7,7% |
11 | FIAT | 6.328 | 2,6% | 5.594 | 2,1% | 13,1% |
12 | TOYOTA | 5.950 | 2,5% | 6.483 | 2,4% | -8,2% |
13 | KIA | 5.617 | 2,3% | 5.215 | 1,9% | 7,7% |
14 | CITROËN | 4.409 | 1,8% | 4.587 | 1,7% | -3,9% |
15 | PEUGEOT | 4.339 | 1,8% | 5.581 | 2,1% | -22,3% |
16 | VOLVO | 4.301 | 1,8% | 3.431 | 1,3% | 25,4% |
17 | MITSUBISHI | 4.247 | 1,8% | 4.213 | 1,6% | 0,8% |
18 | DACIA | 3.708 | 1,5% | 5.849 | 2,2% | -36,6% |
19 | MAZDA | 3.515 | 1,5% | 5.397 | 2,0% | -34,9% |
20 | NISSAN | 3.330 | 1,4% | 2.897 | 1,1% | 14,9% |
| TOTAL | 239.943 | 100,0% | 268.897 | 100,0% | -10,8% |
| ACUMULADO | 486.243 | 100,0% | 534.569 | 100,0% | -9,0% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog