O novo crossover compacto baseado no Toyota Yaris europeu foi uma das vítimas do cancelamento do Salão de Genebra em março, fazendo com que não tenha uma nova data para ser revelado. O site Automotive News revelou há um tempo que os executivos da marca japonesa ainda não tinham uma nova data para apresentar o carro, e isso foi antes da pandemia de coronavírus ganhar força o suficiente para paralisar a Europa.

Já que o SUV do Toyota Yaris não pode ser mostrado, a fabricante aproveita para continuar testando o modelo. Ele foi avistado por nossos fotógrafos perto do Círculo Polar Ártico, na forma de um Yaris com suspensão elevada. Olhando mais de perto, descobrimos que um deles tem a carroceria e luzes da geração anterior do compacto europeu, enquanto a outra unidade (a que está com rodas pretas), utiliza a carroceria do modelo atual.

Galeria: Toyota Yaris SUV - Flagra

Estes flagras mostram que a Toyota ainda não terminou de fazer os testes do crossover do Yaris, já que ainda nem adotou a carroceria de produção. Um teaser divulgado em fevereiro nos dá uma ideia de como será sua traseira, enquanto um desenho mostra o perfil do veículo. Comparado ao C-HR, baseado no Corolla anterior, esperamos por um design mais convencional, ao invés do visual de cupê que limita o espaço interno do C-HR.

Ele será construído sobre a mesma plataforma TNGA-B do novo Yaris, feita para modelos compactos. Sabemos que este crossover, ainda sem nome definido, terá o motor 1.5 híbrido e tração integral, já que o teaser que mostra a traseira do carro conta com emblemas que indicam esta mecânica. A Toyota promete que será mais do que um simples Yaris elevado, pois ele será "um SUV compacto totalmente novo e distinto" e que terá "um design compacto e dinâmico, e uma personalidade própria."

O SUV baseado no Toyota Yaris começará a ser vendido na Europa em março de 2021. Não será o modelo que teremos no Brasil, previsto também para o ano que vem e com produção em Sorocaba. Motor1.com apurou que ele será feito com a plataforma TNGA do Corolla, adotando a mesma motorização 1.8 híbrida. O design pode ser inspirado no pequeno Raize, apresentado no Japão no ano passado, porém, com porte superior.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com