Faz quase seis anos que a Volkswagen foi para o Salão de Pequim (China) e mostrou o conceito R400. Ele deveria ter virado um modelo de produção baseado na sétima geração do Golf, com cerca de 420 cv. Porém, isso nunca aconteceu pois a fabricante cancelou todos os gastos não essenciais para lidar melhor com as multas do Dieselgate. Ainda não chegará a ter essa potência na oitava geração, já que o novo Golf R terá motor 2.0 turbo com 333 cv.

Um relato da revista Autovisie revela que a Volkswagen tinha outro plano para o Golf R, pois o pessoal de Wolfsburg queria usar o motor de cinco cilindros da Audi. Porém, quando foram perguntar se poderiam usar o 2.5 TFSI, os executivos de Ingolstadt teria recusado educadamente, segundo fontes envolvidas na negociação.

Galeria: Volkswagen Golf R 2021 - Flagra sem camuflagem

O motivo para esta decisão é fácil de adivinhar. A Audi Sport não queria que o Golf R brigasse diretamente com o RS3, já que o modelo da Volkswagen acabaria sendo mais barato e poderia canibalizar parte das vendas do Sportback. A marca dos quatro anéis já deixou outras empresas usarem seu famoso motor turbo de cinco cilindros, com a KTM e Donkervoort, pois eram modelos que não competiam diretamente com RS3, TT RS e Q3 RS.

Ainda tem o problema de aumentar a produção do motor na fábrica em Gyor (Hungria), onde a Audi faz o A3/S3/RS3, TT/TTS/TT RS, e Q3/Q3 Sportback. De acordo com a mesma fonte citada pela Autovisie: “Fabricar o cinco cilindros é muito trabalhoso. Isso torna muito drástico aumentar os volumes [de produção].”

Mesmo que a Audi tenha se recusado a compartilhar seu premiado motor com a Volkswagen, o Golf R ainda pode superar os 333 cv do modelo que será mostrado no 2º semestre. O conceito R400 mostrou que a fabricante pode mexer no 2.0 turbo para chegar aos 400 cv e 45,9 kgfm de torque. Há rumores de que uma variante R Plus estaria em desenvolvimento, com força o suficiente para enfrentar não só o RS3, como também o Mercedes-AMG A45 S de 421 cv.

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