Seguindo a mesma estratégia adotada pelas arquirrivais BMW e Mercedes-Benz, a Audi também planeja entrar de cabeça no segmento de SUVs com pegada cupê. Depois do topo de linha Q8 e do intermediário Q3, o próximo modelo da gama Q a ganhar uma variante Sportback será o Q5. De acordo com o portal alemão Autozeitung, a nova versão já está sendo desenvolvida e deverá chegar ao mercado ainda neste ano junto com a reestilização do Q5 tradicional. 

Visualmente, a receita a ser seguida será a mesma já vista no Q3 Sportback. Ou seja, dianteira e laterais praticamente idênticas, mas traseira com design exclusivo e caimento de teto próprio inspirado em modelos do tipo cupê. O objetivo será rivalizar diretamente com BMW X4 e Mercedes GLC Coupé.

Galeria: Audi Q5 2021 - Flagra

Na mecânica, a plataforma do Sportback naturalmente será a mesma do Q5, apenas co ajustes específicos na suspensão e na direção para fazer jus à proposta mais esportiva. Os motores também serão os mesmos, com destaque para o 2.0 turbo a gasolina que atualmente é principal opção de propulsão do modelo. Dependendo do mercado, há também uma opção híbrida do tipo plug-in. Posteriormente, serão lançadas variantes com dinâmica preparada, como a SQ5 que atualmente tem motor 3.0 V6 turbo com mais de 350 cv. Os preços no mercado europeu ficarão cerca de 2.000 euros acima do Q5 convencional.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com