Uma das principais apostas da Nissan para países emergentes neste ano, o aguardado SUV de entrada desenvolvido pela marca na Índia parece já ter nome definido para chegar ao mercado. Conforme relata reportagem do site Indian Autos Blog, a novidade estreará no segundo semestre deste ano com o nome 'Magnite', já registrado pela empresa junto a órgãos de patente.

Ao que tudo indica, o crossover será construído sobre a plataforma CMF-A do Renault Kwid e vem sendo tratado como uma espécie de versão Nissan do Renault HBC (SUV de igual posicionamento acessível desenvolvido para o mercado indiano). O apelido "mini-Kicks" também vem sendo adotado informalmente.

Nissan mini-Kicks - Teaser da lanterna

Além disso, já é certo que o crossover terá comprimento limitado aos 4 metros (característica que rende vantagens tributárias na Índia) e atuará em um nicho cada vez mais concorrido do mercado local. Além da Nissan e da Renault, marcas como Jeep (com o sub-Renegade) e Kia (com o Sonet) também planejam entrar no segmento. A Hyundai já faz sucesso na categoria com o Venue.

Mecanicamente, como já dito, a plataforma adotada será a mesma do Kwid, porém na mesma versão que já é usada pela minivan Triber e que será adotada também pelo SUV HBC. Sob o capô, são esperados motores 1.0 aspirado e turbo ligados a câmbios manual ou automatizado. O lançamento acontecerá na segunda metade do ano, começando pela Índia.

Já no Brasil, a grande novidade da Nissan no segmento de SUVs será a primeira reestilização do Kicks, que além do novo visual terá como destaque a oferta da inédita versão híbrida E-Power. O lançamento está previsto para 2021.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com