Compacto obteve a melhor relação preço-segurança de todos os segmentos

Realizada anualmente pelo Centro de Experimentação e Segurança Rodoviária (CESVI) da Argentina, a premiação que reúne os veículos mais seguros vendidos no país teve como grande destaque na edição de 2020 a nova geração do Chevrolet Onix. Conforme explica a entidade, o compacto brasileiro conquistou não apenas o primeiro lugar entre os modelos de porte compacto como alcançou o selo "Auto de Ouro", indicado para o veículo detentor da melhor relação preço-segurança entre todas as categorias. 

Em especial, o modelo recebeu elogios pelo comportamento estrutural da plataforma e pela presença de importantes equipamentos de segurança desde a versão de entrada, como 6 airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Além disso, pesou a favor o desempenho do compacto nos testes de colisão do Latin NCAP, inclusive com o selo Advanced Award para proteção de pedestres.

Galeria: Chevrolet Onix e Onix Plus (Sedan) 2020

Para realizar o levantamento, o CESVI avaliou questões como segurança ativa, segurança passiva, comportamento estrutural e assistência à direção das versões base dos veículos participantes. A soma das pontuações de cada quesito resulta no chamado Índice de Segurança, que é então vinculado ao preço de mercado de cara carro para determinar a relação preço-segurança de cada segmento. Há ainda a categoria Excelência em Segurança, que neste caso premia o veículo detentor do mais alto Índice de Segurança dentro do grupo daqueles que excedem 80 pontos, independentemente do preço. O vencedor foi o Mercedes-Benz Classe A Sedan.

Outros modelos premiados foram o Chevrolet Onix Plus (categoria Carro Médio), Volkswagen T-Cross (SUV Compacto), Volkswagen Tiguan (SUV Médio), Toyota Hilux (Picape) e Toyota Corolla Híbrido (Carro Ecológico).

Fonte: Chevrolet