Principal lançamento da Nissan neste ano no Brasil, a nova geração do Versa está cada vez mais próxima de nós. Prova disso é a presença do sedã na edição deste ano da Expoagro, tradicional feira rural realizada na vizinha Argentina. É lá que o modelo está sendo apresentado pela primeira vez ao público sul-americano, antecipando detalhes existentes no modelo que chegará ao mercado nacional a partir de junho importado do México. O posicionamento será mais sofisticado em relação à linhagem atual, mirando rivais como Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Toyota Yaris, Honda City e Volkswagen Virtus.

Galeria: Novo Nissan Versa - Argentina

Produzido no complexo industrial da Nissan em Aguascalientes, o novo Versa será exportado para aproximadamente 88 países. A fabricação das unidades destinadas ao Brasil começa neste mês março, com diversas particularidades na comparação com outras variantes. Mecanicamente, por exemplo, o motor 1.6 se tornará bicombustível a partir de kits enviados do Brasil - mudança que certamente fará a potência subir para além dos 118 cv da versão monofuel apresentada aos argentinos. Na comparação com o 1.6 do Versa antigo, o novo propulsor também terá mudanças em termos de construção e eletrônica, incluindo funcionamento mais suave e menor atrito.

O catálogo será formado por três versões, provavelmente uma de entrada equipada com câmbio manual de 5 marchas e mais duas com câmbio automático do tipo CVT. A lista de equipamentos ainda não foi confirmada para o Brasil, mas no exterior é destaque nas variantes de topo a presença de itens como alerta de pontos cegos, alerta de colisão frontal, frenagem de emergência com detecção de veículos e pedestres, câmeras com visão em 360 graus, alerta de tráfego cruzado, alerta de colisão traseira e detector de carga/passageiro no banco traseiro.

Nissan V-Drive

Tamanho aparato tecnológico fará o Versa subir de patamar, posicionando-se como rival direto de Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus. O modelo antigo, como adiantamos, será remanejado para se tornar opção de acesso e mudará até de nome: passará a se chamar V-Drive. Terá como principais rivais Chevrolet Joy Plus, Volkswagen Voyage e Ford Ka Sedan.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com