A linha do novo Land Rover Defender pode crescer nos próximos anos, pois começam a circular rumores de que a fabricante estuda mais uma variação para o utilitário. Desta vez, a fabricante estaria pensando em uma opção pequena, para enfrentar crossovers como Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. É o que diz o site australiano Which Car

Esta variante pequena do Land Rover Defender usaria uma versão encurtada da plataforma modular de alumínio da marca. Por fazer parte da linha do utilitário, o carro utilizará o mesmo estilo, quase como uma versão 110 menor, mantendo as cinco portas (ao contrário da variante 90 de duas portas).

Galeria: Land Rover Defender 2020 - Salão de Frankfurt 2019

Os primeiros relatos sobre este carro diziam que ele poderia ser batizado como Land Rover 80, sem uma referência à linha Defender. Ele custaria cerca de 25 mil libras (aproximadamente R$ 152 mil), o que é bem menos do que o Defender 110, vendido no Reino Unido por 40.290 libras (R$ 245 mil). A motorização seria composta por um motor de três cilindros com sistema híbrido ou um turbo de quatro cilindros, oferecendo tração integral como opcional.

Do outro lado do espectro, a Land Rover também estuda um Defender com três fileiras de assentos, que pode receber o nome de Defender 130. O Which Car afirma que ele compartilha o entre-eixos do 110, mas o espaço na traseira é ampliado para acomodar mais passageiros.

O nome 130 foi usado por uma picape e a Land Rover até considerou reviver o modelo, mas acabou descartando a ideia por acreditar que a caçamba não iria oferecer muito mais espaço para do que o porta-malas. Além disso, seria necessário fazer alterações para adaptar a plataforma de alumínio, aumentando os custos.

A nova geração do Land Rover Defender está confirmada para o Brasil, com lançamento previsto para o 2º trimestre deste ano, posicionado entre o Discovery Sport e Discovery. Ele já aparece no configurador da marca no país, somente na versão 110 nas variantes de 5 e 7 lugares, sempre com o motor 2.0 turbo a gasolina.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com