Fim do mistério: este é o novo Ford Bronco Sport, versão "baby" do famoso utilitário da Ford que está voltando à vida em duas frentes. O Bronco original será um SUV de grande porte, com chassi separado da carroceria e forte capacidade off-road. Já o Bronco Sport é, digamos, uma variante mais urbana do modelo, com porte menor e estrutura monobloco. Em comum, o design com linhas retilíneas e os detalhes de estilo que resgatam o visual do jipão dos anos 60 a 90.

As imagens vazadas pelo Broncosportforum.com adiantam que o nome do modelo não será Maverick, como chegou a ser especulado, e ele vai aproveitar a nomenclatura Bronco em toda sua plenitude, com o escrito BRONCO em letras garrafais na grade frontal, sem sequer o logotipo da Ford (da mesma forma que Mustang já virou uma sub-marca). A traseira segue estratégia semelhante, mas com o Sport embaixo do nome principal e o logo da Ford no canto inferior esquerdo. As lanternas são pequenas e dispostas na vertical, como se fosse numa picape.

Ford Bronco Sport Imagem Vazada Captura de tela

Construído sobre a base do Escape (plataforma C2 do novo Focus), o Bronco Sport tem porte semelhante ao do Jeep Compass, o que nos EUA faz com que ele seja enquadrado como SUV compacto. Por aqui, ele será vendido como SUV médio e, lá como cá, atuará como uma alternativa mais "parruda" e de melhor performance no off-road que o Escape. Como no Brasil o mais provável é que o Escape seja vendido exclusivamente com o powertrain híbrido, o Bronco Sport pode concentrar sua gama nas versões somente a gasolina. Espera-se que o Bronco Sport use os mesmos motores do Escape: 1.5 e 2.0 Ecoboost, ambos com turbo e injeção direta.

Esta não é a primeira vez que o Bronco Sport tem uma imagem vazada - anteriormente circulou uma foto da carroceria na fábrica. Mas agora todos os detalhes foram revelados, como os faróis em formado retangular com as quinas arredondadas e a pintura bi-tom, com as colunas e o teto pintados de preto, para contrastar com o restante da carroceria. 

Pela programação da Ford, o Bronco deveria aparecer antes do Bronco Sport, este com apresentação oficial esperada para abril, um mês depois do irmão. O lançamento comercial é esperado para o segundo semestre, inclusive na América Latina. Mas, como a Ford Brasil tem outras prioridades, como Territory e o próprio Escape, o Bronco Sport só deverá pintar por aqui em 2021.

Ouça nosso podcast:

 

Galeria: Ford Bronco Sport (vazado)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com