Apesar de ter lançado o Taigun (versão local do T-Cross) há pouco mais de um mês, a Volkswagen parece já ter outros importantes projeto em curso para o mercados de SUVs na Índia. Em entrevista concedida recentemente à imprensa local, um dos principais diretores da marca no país, Steffen Knapp, ressaltou a relevância comercial de veículos com menos de 4 metros de comprimento e deu a entender que um crossover inserido neste nicho pode estar a caminho. Segundo a legislação indiana, modelos enquadrados nesta limitação de tamanho recolhem menos impostos e, consequentemente, chegam ao consumidor final com preços bem mais competitivos.

Galeria: Volkswagen Taigun Concept retorna em novas imagens e vídeo

É um segmento em franca expansão e que já conta com a participação de rivais de peso como Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza e Hyundai Venue. Outras marcas também já cresceram o olho e planejam para breve a estreia de seus próprios representantes, como Jeep (com o sub-Renegade), Nissan (com o mini-Kicks), Renault (com o SUV do Kwid) e Kia (com o inédito Sonet). No caso da Volkswagen, o novo modelo será posicionado abaixo do Taigun local (que mede 4,2 metros de comprimento) e também construído sobre a plataforma MQB A0 IN - versão simplificada da MQB A0 de Polo, Virtus, T-Cross e Nivus, onde a sigla “IN” indica o desenvolvimento na Índia.

O lançamento local é aguardado para 2022, mas a chegada a outros países é bastante cogitada. No Brasil, por exemplo, este modelo é bastante especulado. A própria Volkswagen já deu pistas sobre o desenvolvimento de um novo modelo e o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté confirmou que a fábrica receberá investimentos para produzir um veículo conhecido internamente como “VWA0SUV”. Tudo indica será o aguardado 'SUVinho', que por aqui poderá ser posicionado abaixo do Nivus como alternativa ao já cansado Fox. Aguardemos!

Envie seu flagra! flagra@motor1.com