Há um tempo circulam notícias de que a Ford trabalha em uma nova picape monobloco abaixo da Ranger, que estaria confirmada para chegar inclusive ao Brasil em 2021. De acordo com o site Automotive News, a fabricante não só confirmou os planos sobre este novo veículo como também mostrou um protótipo inicial em um evento para seus 100 melhores concessionários. O evento aconteceu agora no começo de março, nos Estados Unidos.

Galeria: Ford Ranchero 2021 - Flagra

Conhecida internamente pelo código 758, a nova picape compacta da Ford tem lançamento programado nos EUA para o final de 2021, com preços abaixo dos US$ 20 mil (cerca de R$ 95 mil em conversão direta). A fabricante tem planos bem ambiciosos para o modelo, esperando produzir e vender mais de 100 mil unidades por ano, e o Automotive News diz que ela será feita no México. A publicação ainda revela que o protótipo teve boa aceitação dos concessionários.

Já sabemos algumas coisas sobre esta picape. Será construída com uma derivação da plataforma modular C2 usada no novo Ford Focus. Documentos obtidos pelo site australiano Wheels revelam que ela adotará o motor 2.0 de quatro cilindros e transmissão automática de 8 marchas. Outros rumores falam sobre usar o 1.5 turbo de três cilindros em algumas versões.

Desde que as primeiras informações sobre o modelo apareceram na mídia internacional, há expectativa de que a estreia aconteça aqui no Brasil, embora a produção seja concentrada no México. Aos poucos ela seria levada para outros mercados, inclusive os Estados Unidos. A ideia para o mercado norte-americano é que ela seja uma substituta aos hatches, como Fiesta e Focus, que já tiveram suas vendas encerradas no país.

Um dos mistérios sobre esta picape é a nomenclatura. Relatos nos EUA já falaram sobre retomar o nome Ranchero, que fez sucesso por lá e foi vendida entre 1957 e 1979. Outra possibilidade, sustentada pelo fato da fabricante ter pedido o registro do batismo, é retomar o nome Courier, usado pela picape rival da Fiat Strada no Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com