Mesmo com o lançamento de uma nova geração previsto para abril, a Fiat Strada (5.190) mantém seu enorme domínio entre as picapes pequenas. Apesar de recuar quase 21% em relação a fevereiro de 2019, o modelo da Fiat segue responsável por mais de 60% do segmento e completou 13 meses consecutivos registrando pelo menos 5 mil unidades. Como o modelo atual continuará em linha em configuração única, a Strada derivada do Palio continua a ser produzida em bom ritmo para manter os estoques.
Única a crescer sobre o ano passado (+8,9%), a vice-líder Volkswagen Saveiro foi a preferida por 3.188 consumidores. Muito longe das rivais, a Chevrolet Montana (255) não vendia tão pouco desde setembro de 2003 (75), quando suas primeiras unidades começaram a ser registradas. As representantes da Effa, K01 (2) e K02 (1), foram as lanternas.
Na faixa superior, a Fiat Toro (4.474) cresceu acima dos 30% pelo 2º mês seguido. Também em alta, a Toyota Hilux (3.125) abriu ótima vantagem sobre uma Chevrolet S10 (1.781) em seu pior resultado em exatos três anos (1.664). A queda da General Motors permitiu a forte aproximação da VW Amarok (1.639), o destaque do mês, com alta superior a 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. Vale lembrar que a VW prepara uma mudança para sua picape nos próximos meses, com a versão V6 turbodiesel elevando a potência de 225 cv para 258 cv.
Tradicionalmente quarta colocada, a Ford Ranger (1.316) perdeu fôlego (-6%), mas manteve grande diferença em relação à Nissan Frontier (765) e à Mitsubishi L200 (650). Após cinco meses seguidos superando a barreira dos 1 mil emplacamentos, a Renault Duster Oroch fechou o mês com apenas 619 unidades, nível mais baixo desde setembro de 2017 (478).
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | FEV/20 | JAN/20 | FEV/19 | % FEV 20 | % JAN 20 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT STRADA | 5190 | 5419 | 6553 | 60,10% | 60,59% | -4,23% | -20,80% |
2º | VW SAVEIRO | 3188 | 3255 | 2928 | 36,92% | 36,39% | -2,06% | 8,88% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 255 | 264 | 911 | 2,95% | 2,95% | -3,41% | -72,01% |
4º | EFFA K01 | 2 | 6 | 9 | 0,02% | 0,07% | -66,67% | -77,78% |
5º | EFFA K02 | 1 | 0 | 3 | 0,01% | 0,00% | - | -66,67% |
|
| 8636 | 8944 | 10404 | 100,00% | 100,00% | -3,44% | -16,99% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | FEV/20 | JAN/20 | FEV/19 | % FEV 20 | % JAN 20 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT TORO | 4474 | 5300 | 3361 | 30,90% | 31,73% | -15,58% | 33,12% |
2º | TOYOTA HILUX | 3125 | 3311 | 2896 | 21,59% | 19,83% | -5,62% | 7,91% |
3º | CHEVROLET S10 | 1781 | 2403 | 1907 | 12,30% | 14,39% | -25,88% | -6,61% |
4º | VW AMAROK | 1639 | 1351 | 1343 | 11,32% | 8,09% | 21,32% | 22,04% |
5º | FORD RANGER | 1316 | 1637 | 1400 | 9,09% | 9,80% | -19,61% | -6,00% |
6º | NISSAN FRONTIER | 765 | 673 | 736 | 5,28% | 4,03% | 13,67% | 3,94% |
7º | MITSUBISHI L200 | 650 | 622 | 773 | 4,49% | 3,72% | 4,50% | -15,91% |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 619 | 1093 | 803 | 4,28% | 6,54% | -43,37% | -22,91% |
9º | RAM 2500 | 86 | 285 | 65 | 0,59% | 1,71% | -69,82% | 32,31% |
10º | EFFA V22 | 9 | 7 | 0 | 0,06% | 0,04% | 28,57% | - |
11º | EFFA V21 | 8 | 19 | 0 | 0,06% | 0,11% | -57,89% | - |
12º | FORD F150 / F250 | 4 | 0 | 1 | 0,03% | 0,00% | - | 300,00% |
13º | SSANGYONG ACTYON SPORTS | 1 | 0 | 1 | 0,01% | 0,00% | - | 0,00% |
|
| 14477 | 16701 | 13286 | 100,00% | 100,00% | -13,32% | 8,96% |
Fonte: Fenabrave