Agora é oficial. O Internationale Automobil-Ausstelung (IAA), conhecido em muitos países como Salão de Frankfurt, terá uma nova casa. A associação das fabricantes alemãs confirma que a nova cidade do evento será Munique, uma das três que estavam na disputa pela feira, junto com Hamburgo e Berlim. O primeiro Salão de Munique acontecerá no 2º semestre de 2021 - o evento alterna com o Salão de Paris (França).

A diretoria da Verband der Automobilindustrie (VDA),  associação das fabricantes alemãs, anunciou que continuará a negociar com Munique para fechar o contrato para que o IAA 2021 aconteça na cidade. O acordo final deve ser fechado nas próximas semanas.

"Munique prevaleceu sobre Berlim e Hamburgo. As três cidades eram as finalistas para sediar o evento e apresentaram planos muito ambiciosos e convincentes para desenvolver o IAA junto com a VDA", disse Hildegard Müller, presidente da associação. "Foi uma disputa bem acirrada, pela qual eu agradeço muito os participantes."

Segundo a VDA, o IAA irá evoluir para uma plataforma de mobilidade ao invés de apenas automotiva. Além da fascinação pelos carros, ainda deve ser o palco das tecnologias que a cidade irá usar para ter conceitos de trânsito inteligente e uma rede inovadora de meios de transporte - sustentável e feito para atender às necessidades dos cidadãos. A VDa ainda diz que Munique e o conceito por trás da cidade oferecem as melhores condições para isso.

Munique também convenceu a diretoria por fazer da cidade um centro para várias atividades atrativas na região, em locais próximos. Eles serão conectados com o centro de exibições por uma rota especial, que inclui faixas prioritárias para veículos ecologicamente corretos. Além dos pavilhões, a VDA quer levar o IAA para as ruas da cidade e diretamente às pessoas.

Como um local de forte presença industrial e tecnológica, com uma série de empresas do ramo, start-ups e instituições de pesquisa, além de empresas inovadoras na indústria automotiva, Munique é uma parceira excelente para o IAA. A cidade é considerada o principal centro de inovação da Alemanha.

A prefeitura está desenvolvendo Munique como uma "cidade inteligente" em quase todas as áreas do dia-a-dia, com foco em soluções sustentáveis de mobilidade. A capital bávara tem uma infraestrutura de transporte excepcionalmente boa e ligação com vários destinos globais, além de uma experiência forte na organização de grandes eventos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com