Uma das estreias mais esperadas do Salão de Genebra (Suíça) era um inédito SUV compacto da Toyota, baseado na nova geração do Yaris. Com o cancelamento do evento, muitas fabricantes decidiram fazer apresentações pela internet, mas a Toyota não quis seguir o mesmo caminho. De acordo com o site Automotive News, a marca japonesa adiou a revelação do carro e não há uma nova data definida.

O novo SUV compacto da Toyota será o primeiro produzido com a plataforma TNGA-B para modelos pequenos, com um parentesco muito grande com a nova geração do Yaris. Ele será posicionado abaixo do C-HR e a marca já confirmou que ele terá uma versão híbrida semelhante ao do hatchback, com um motor 1.5 de três cilindros e outro elétrico. Também terá um sistema de tração integral, algo difícil de ver no segmento.

Segundo a fonte ouvida pelo site Automotive News, a apresentação pode acontecer “nas próximas semanas ou meses”, o que mostra que nem a Toyota sabe ainda quando irá revelar o carro. Como seu principal mercado seria a Europa, a fabricante deve esperar que a situação causada pelo coronavírus se acalme. Como ele só começará a ser vendido em março do ano que vem, é possível que seja mostrado no Salão de Paris (França), no segundo semestre.

Toyota SUV compacto - Teaser

Até o momento, tudo o que temos são os dois teasers acima, um deles mostrando o carro de perfil e outro focado na traseira. A imagem da parte de trás adianta que contará com lanternas em LED, além do emblema da motorização híbrida. Já o desenho lateral mostra um teto quase reto, ao invés do estilo de cupê usado pelo C-HR, o que irá aumentar o espaço interno em relação ao modelo feito a partir do Corolla.

Apesar de não ser um carro para o mercado brasileiro, o SUV compacto do Toyota Yaris europeu pode adiantar alguns detalhes do crossover que a marca irá produzir em Sorocaba (SP) a partir de 2021. Motor1.com apurou com fontes ligadas à fabricante que ele será mais próximo do Corolla, com um entre-eixos por volta de 2,70 m e com a motorização 1.8 híbrida flex do sedã.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com