A própria Renault já antecipa detalhes do novo Duster antes mesmo de seu lançamento. O SUV, que já está em pré-venda com vantagens, é praticamente todo mostrado pelas campanhas comerciais. No canal da marca no YouTube, diversos vídeos trazem até dicas sobre o uso do modelo - algo que provavelmente entraria no ar apenas após o lançamento. 

Este é um dos que chama mais a atenção. O Duster terá uma nova central multimídia, chamada de Easylink. A interface é visivelmente mais moderna que a que conhecíamos até então, inclusive com uma home personalizável. Ainda na parte de personalização, ela terá o seletor de perfis para quando mais de um usuário utiliza o carro e quer gravar, por exemplo, rádios ou configuração do sistema de som. Espelhamento de smartphones por Apple CarPlay e Android Auto também estão disponíveis. 

No segundo vídeo, o interior totalmente repaginado aparece, inclusive com bancos maiores e revestidos de couro, na provável versão topo de linha. Ar-condicionado automático e o novo volante, igual ao de Sandero e Logan, aparecem. Apesar do novo design, o SUV deve manter o plástico rígido no painel para reduzir os custos de produção. 

Em design, o Duster apresenta novas linhas sobre o mesmo tema. Seguindo o modelo europeu, ele manteve os traços básicos, mas podemos ver os faróis com luzes diurnas em LEDs e novas rodas, além do para-brisa mais inclinado. Na traseira, a lanterna tem novo formato, que remete ao Jeep Renegade. Ainda não há informações sobre as dimensões, mas devem seguir as do modelo europeu.

É especulado que as vendas comecem apenas com o motor 1.6 aspirado SCe (120 cv), com câmbio manual ou automático CVT. Por enquanto, apenas a versão aparentemente mais cara apareceu nos materiais da Renault, ainda sem preço divulgado. 

O lançamento oficial acontece na próxima semana. Na ocasião, traremos as informações completas e as primeiras impressões do SUV. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com