Aproximadamente 20 anos depois do lançamento da versão R50, o Volkswagen Touareg volta a entusiasmar os fãs ao ser oferecido em configuração verdadeiramente esportiva. Com estreia pública programada para o Salão de Genebra, no próximo mês de março, a variante R passa a integrar o catálogo do SUV como opção mais dinâmica e apimentada. Se diferença pelo tratamento exclusivo dado ao visual, mas principalmente pelo conjunto mecânico híbrido do tipo plug-in formado pela união do motor 3.0 V6 a gasolina com um propulsor elétrico. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, com máxima de 250 km/h.

Galeria: Volkswagen Touareg R 2021

Segundo a Volks, o motor a combustão entrega 340 cv e o elétrico desenvolve 136 cv, gerando potência combinada de 462 cv e torque de 71,3 kgfm. Na prática, o conjunto faz do Touareg R o primeiro da sigla equipado com um sistema híbrido de propulsão e o terceiro PHEV oferecido pela marca na Europa - os outros dois são o Passat GTE e o Golf GTE. É possível, graças à bateria de íons de lítio, rodar usando apenas eletricidade por até 48 km e a velocidades de até 140 km/h.

O SUV é também o primeiro híbrido plug-in da marca equipado com tração nas quatro rodas. A transmissão automática de 8 marchas atua junto com o sistema de tração 4Motion e o diferencial Torsen, de modo a dividir a potência entre os eixos dianteiro e traseiro. Dependendo da situação, até 70% da força pode ser enviada para o eixo dianteiro ou até 80% para as rodas traseiras.

Visualmente, as mudanças acompanham o estilo dos demais modelos da família R. Ou seja, saídas de escape angulares duplas, rodas de 20 polegadas (22 como opcionais), emblemas específicos e pacote aerodinâmico. No interior, há bancos com revestimento e costura específica, apliques exclusivos no acabamento do painel, entre outros.